A Yamaha dos Estados Unidos está convocando os proprietários de XT 1200Z Super Ténéré a comparecerem às concessionárias da marca para uma campanha de Recall. De acordo com a marca japonesa, o problema acontece no sistema elétrico da big trail.
De acordo com documentos da Agência de Segurança no Trânsito (NHTSA), a capa que protege os sensores de posição do acelerador até a centralina eletrônica podem ficar danificados com o calor do motor depois de certo período de tempo.
Segundo análises da Yamaha e NHTSA, isso pode mudar a resistência elétrica dos sensores e interferir com os sinais recebidos pela ECU. Como resultado, a rotação do motor em marcha lenta pode não voltar ao neutro quando o acelerador é solto.
Outros sinais de alerta de um possível problema incluem dificuldade para reiniciar, falhas de ignição e baixo desempenho do motor. A falha acontece no ano/modelo 2012/2013 e foi descoberta pela Yamaha no último 26 de setembro após uma revisão de controle de qualidade.
As concessionárias norte-americanas instalarão um novo chicote de fiação que contornará a área em risco de corrosão. O novo cabo também tem a um design diferente de emenda que promete ser mais resistente ao calor. Como a Super Ténéré é comercializada no Brasil desde aquela época, é possível que o mesmo Recall aconteça por aqui.