Nos Estados Unidos, as montadoras estão sempre na mira da Agencia Nacional de Rodovias e Estradas (NTHSA) que constantemente testa os modelos em busca de possíveis erros de projeto. A nova “vítima” é a Suzuki DL650 V-Strom que terá que passar por um Recall.
Eles descobriram que as unidades fabricadas entre 2011 e 2015 possuem um alternador com resistência térmica insuficiente, o que pode resultar em um curto-circuito nos fios do estator. A falha pode impedir que a bateria fique corretamente carregada, o que poderia causar o desligamento repentino do motor e ocasionar um acidente.
A agência já está trabalhando em conjunto com a Suzuki Motor of America, que irá notificar os proprietários afetados e providenciar que os concessionários da marca no país substituam o estator, gratuitamente. O Recall, que afeta 8.613 unidades, deve começar ainda nesse mês.
Ainda não há informações se outras campanhas de Recall serão realizadas no Brasil ou no resto do mundo. A V-Strom, em suas versões de 650 e 1000 cilindradas, passou por um recente facelift, que foi apresentado no Salão de Colônia, na Alemanha, em outubro.