A Honda apresentou ontem (23), nos Estados Unidos, a versão de rua da CRF450, modelo que utiliza nos campeonatos de motocross e rali pelo mundo. Trata-se da única opção na cilindrada à venda no mercado norte-americano no momento.
A motocicleta foi desenvolvida em conjunto com a CRF450X Enduro apresentada ao lado da CRF450R, assim como sua versão de alta especificação, CRF450RWE (Works Edition), tendo em comum muitas peças com suas irmãs das competições.
O motor é um monocilíndrico de 449.7 cm³, com duplo comando (DOHC) e refrigeração líquida, que não tem nada em comum com o da CRF250L, que por sua vez é derivado da CBR250R. Nesse caso, o parentesco é realmente com a CRF450R, claro que devidamente ajustado e amansado para sua utilização nas ruas.
O quadro e do tipo dupla trave de alumínio, assim como o subchassi e a balança. As bengalas são da marca Showa com 49mm de expessura, enquanto que o amortecedor traseiro é baseado na CRF450R, mas com novas configurações de ajustes para andar nas ruas. O mesmo pode ser dito dos freios, mas com melhor resistência ao desgaste, graças a discos mais espessos e a um reservatório de maior capacidade.
Alimentada com uma injeção de combustível programável (PGM-FI), a CRF450L conta também com uma centralina eletrônica com especificações próprias, que alimenta o painel inteiramente digital da motocicleta, assim como a iluminação totalmente composta por LED, desde o farol a piscas e lanternas. A bateria é de lítio e a partida, elétrica.
As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 18″ na traseira, com raios pretos e pneus IRC GP-21F/GP-22R. O guidão é da marca Renthal, 7/8, com almofada vermelha e o escapamento fornecido pela Yoshimura. Sua chegada ao mercado norte-americano acontecerá em setembro por $ 10.399 (quase R$ 40 mil reais, sem taxa de importação e impostos).