Antes mesmo de os problemas financeiros da Norton tornarem-se públicos, o CEO da marca, Stuart Garner já havia vendido os direitos de utilização dos motores da motocicleta 961 Commando para a empresa chinesa Jinlang.
Segundo o Motorcycle News, o acordo foi firmado em dezembro de 2019 e prevê a compra de todos os motores (incluindo todo o ferramental necessário) dos modelos 961 Commando, montadas pela Norton desde que voltou a operar em 2008.
“Trabalharemos com nosso parceiro de design na Itália para desenvolver uma nova motocicleta usando o motor 961, que venderemos em todo o mundo“, disse um porta-voz da Jinlang. A marca produz motores para a Zongshen, outro grande fabricante chinês e para a Polaris, dona da Indian.
Nenhuma palavra foi dita sobre quanto a Jinlang pagou à Norton pelos direitos de propriedade intelectual, mas obviamente não foi o suficiente para impedir que a tradicional marca britânica entrasse em administração financeira em janeiro.
Garner também está sendo investigado por fraudes tributárias ligadas a fundos de investimentos e pensões não repassadas de investidores nos últimos sete anos. O caso agora está sendo conduzido através de audiências na corte britânica.