A Norton veio a publico informar hoje (2) que uma motocicleta totalmente nova, a V4CR será apresentada nos próximos dias. Derivada da superbike V4SV, a hypernaked traz inspirações das Café Racers.
A V4CR é a a primeira motocicleta a ser projetada e construída na recém-inaugurada sede da Norton em Solihull, Inglaterra. Até então, a nova gerencia comandada pelos indianos da TVS Motors estava se concentrando apenas na revisão e produção dos modelos pré existentes antes de assumir o controle em abril do ano passado.
Como o nome sugere, a V4CR utiliza o mesmo motor 1.200cc de quatro cilindros em V a 72 graus da V4SV apresentada no fim de outubro, que produz cerca de 185 cv a 12.500 rpm e 12,7 kgf.m de torque máximo a 9.000 rpm. O quadro polido, o braço oscilante e o tanque de combustível de fibra de carbono também são os mesmos.
A V4CR difere-se principalmente na posição de pilotagem, mais agressiva graças a um subchassi mais curto. O guidão é curvado para baixo, como manda o estilo Café Racer e o piloto encolhe-se atrás de um minúsculo para-brisa. Dutos de ar salientes completam o visual, assim como protetores de radiador e um spoiler sob o motor.
“A V4CR é o próximo passo no plano de crescimento estratégico da Norton em sua jornada para se tornar o líder mundial em motocicletas artesanais de luxo“, disse o atual CEO da marca, Dr. Robert Hentschel. Por enquanto, há apenas um protótipo, mas o lançamento deve ocorrer no Salão de Birmingham, nesse fim de semana.
A expectativa é de que a Norton continue com essas curtas tiragens de motos praticamente sob medida, antes que eles voltem sua atenção para a produção em massa de modelos ligeiramente mais acessíveis. Vale lembrar que eles tem um motor bicilíndrico em linha de 650cc recém projetado para aproveitar.