A Norton está apresentando essa semana as primeiras imagens da V4 CR, versão Café Racer de sua conhecida motocicleta esportiva. Com 185 cv, 204 kg, essa será uma máquina para poucos: quase 50.000 euros.
Desde que assumiu o controle da Norton, em 2021, a empresa indiana TVS Motors tem se concentrado em arrumar a bagunça deixada pelo CEO anterior, Stuart Garner. Em termos de motos, apenas duas foram anunciadas, a esportiva V4 SV, e agora a V4 CR.
O motor V4 de 1.200 cm³, com o ângulo de inclinação das bancadas a 72 graus e refrigeração líquida é praticamente o mesmo da V4 SV entregando 185 cv a 12.000 rpm e 125 Nm a 9.000 rpm. Desatualizado, ele não obedece às últimas restrições do Euro5.
Entretanto, trata-se de um propulsor bem refinado, com válvulas de admissão de titânio e taxa de compressão extrema, 13,6:1. O câmbio de 6 velocidades possui embreagem deslizante e um quickshifter para trocas de marchas ultra rápidas.
O quadro tubular e o braço oscilante unilateral são feitos artesanalmente de alumínio, enquanto que os garfos invertidos Öhlins NIX e o amortecedor TTX são totalmente ajustáveis. A marca sueca também fornece o amortecedor de direção.
Os dois discos de freio dianteiros são maiores do que o normal, 330 mm, mordidos por pinças Brembo monobloco de quatro pistões. Na traseira, outro disco protuberante, de 245 mm. A distância entre eixos é bem curta, 1.435 mm, assim como o ângulo de direção, 66,5 graus.
As carenagens e o tanque de combustível de 15 litros, reforçado com fibras de Kevlar, são basicamente de carbono. O peso em ordem de marcha, com todos os fluídos incluídos, é de 204 kg. Pode vir com rodas de alumínio forjado OZ ou de carbono da BST.
A parte eletrônica é hoje o que podemos chamar de “básica”: três modos de pilotagem, sistemas de assistência com ângulo de inclinação, controle de deslizamento, ABS em curvas, painel digital TFT de 6 polegadas e iluminação completa de LEDs.
Apenas duas cores estarão disponíveis, preto carbono ou o conhecido cromado. O preço anunciado, de 41.999 libras, dá quase 50 mil euros. Mas, como não obedece ao Euro5, a motocicleta não deve ser exportada para fora do Reino Unido.