Sob nova direção, a Norton Motorcycles, centenária marca britânica de motocicletas está inaugurando uma nova sede na cidade de Solihull, no coração da Inglaterra.
A fábrica, que fica a apenas 14 quilômetros de sua sede original em Birmingham, está operacional desde março e foi projetada para continuar os pedidos acumulados de sua atual linha e, posteriormente, os novos modelos que serão lançados no futuro.
“Estamos em uma posição fantástica porque temos uma herança icônica com a qual trabalhar, juntamente com o apoio da TVS Motors com sua reputação estabelecida, o que significa que podemos nos concentrar na inovação e ao mesmo tempo cultivar o legado Norton“, disse o CEO, John Russell. “Estou animado por ter uma equipe em crescimento de especialistas apaixonados por criar um futuro para a Norton que corresponda às suas mais altas expectativas.“
Fundada em 1898, a Norton tornou-se em uma das mais prestigiadas marcas de motocicletas do mundo, especialmente pelos serviços prestados durante a Segunda Guerra Mundial e o período posterior, quando foi uma das favoritas dos jovens motociclistas britânicos.
A empresa entrou em declínio até desaparecer completamente no final do século 20. No entanto, a marca foi relançada em 2008 por Stuart Garner. O empresário a comandou até 2020, quando foi vendida, com muitas dívidas, ao conglomerado indiano TVS Motors.
As novas instalações serão o centro de todas as atividades, desde design e engenharia, equipes de marketing e suporte, setor de vendas e showroom. De acordo com a TVS, foram investidos em equipamentos totalmente novos e de última geração para que a equipe comece a fabricar “as melhores motocicletas Norton da história”.
Embora eles estejam se concentrando em honrar os pedidos dos clientes que foram feitos antes de a TVS adquirir a marca, isso é apenas o início dos planos. A Norton entrou com pedidos de marcas registradas para vários novos nomes, possivelmente para serem usados em uma série de novos modelos de motocicletas que serão lançados em um futuro próximo.
Enquanto isso, a antiga sede que ficava em Castle Donington, acaba de ser vendida para uma empresa chamada MotorSport Vision. O local de 28 acres que abrange a fábrica e a mansão onde Stuart Garner costumava morar será transformado em um museu de carros e motocicletas e em um hotel de luxo, respectivamente.