A Norton apresentou, no último final de semana, mais uma motocicleta inédita, a Superlight 650cc. Com peso pluma e componentes de grife, a carenada promete ser uma boa opção aos pilotos ingleses.
O modelo apareceu de surpresa no Motorcycle Live, salão de motos na cidade de Birmingham, importante centro industrial da Inglaterra. Suas linhas, de maneira geral, são semelhantes às V4RR e V4SS apresentadas no ano passado.
O motor é um bicilíndrico em linha, capaz de desenvolver 106 cv de potência e 7,6 kgf.m de torque. Pode não ser números impressionantes, mas quando se olha o peso, de apenas 158 kg a seco, as coisas começam a ficarem mais interessantes.
O propulsor atua como um membro tensionado dentro de um quadro de tubos duplos, fornecendo um ângulo de pivô e de inclinação ao braço oscilante ajustável. E é justamente na ciclística que a Superlight pretende fazer a diferença.
Caprichadíssima, como toda Norton, a Superlight é envolvida em um conjunto de carenagens de carbono aerodinâmicas, junto com um tanque de combustível de carbono de 18 litros, reforçado com Kevlar.
As rodas também são de carbono, da conhecida marca BST, com dois discos de freio de 330mm mordidos por pinças Brembo M50 com ABS. Por falar em eletrônica, uma centralina eletrônica que controla seis eixos inerciais possibilita três modos de pilotagem, controles de tração e de largada, além de quickshifter e antiwheelie.
Como opcional, a Norton ainda disponibilizará uma ponteira inteiramente de titânio, que alivia outros 6 quilos, ao passo que adiciona 6 cavalos a mais. Infelizmente essa belezinha não é para uso em estrada. Contudo, o modelo será visto em corridas, como o Troféu Turista da llha de Man, na categoria Lightweight.