Assim como os Estados Unidos, a Inglaterra também tem o privilégio de contar com modelos específicos que são verdadeiras joias sobre rodas. Esse é o caso da centenária Norton, que acaba de revelar a exclusivíssima Commando 961 Street, limitada a 50 unidades.
Fundada em Birmingham em 1898, a Norton foi, ao lado da Triumph, uma das mais importantes marcas de motocicletas do mundo, principalmente na primeira metade do século 20. Ao contrário dos rivais, no entanto, eles não conseguiram transformar-se em uma grande multinacional nos anos subsequentes.
Após passar pelas mãos de muitos donos, a Norton recuperou a estabilidade perdida em 2008 através de Stuart Gardner, um empresário britânico que estabeleceu uma nova base em Donington Park e criou a primeira 961 Commando, uma bicilíndrica que podemos considerar como a primeira motocicleta “retrô moderna” da atualidade.
Passados dez anos, a 961 Commando continua a ser a principal força motriz da pequena linha de produção da Norton, embora já haja opções diferentes no catálogo, como as mega esportivas V4RR e V4SS. A edição limitada Commando 961 Street é a novidade para 2019.
Trata-se basicamente de uma Commando Sport MK2 convencional, mas com um tanque de alumínio, o mesmo material utilizado na rabeta, assento artesanal, guidão Renthal, para-brisa de carbono, escapamento exclusivo (dentro do padrão Euro4) e suspensões Öhlins na frente e atrás. O aspecto é de uma muscle bike dos anos 70, ou como se fosse uma BMW R Nine T britânica.
“Eu realmente gostei. Ela tem aquele aspecto de moto de rua crua e me faz lembrar eu e meus amigos malucos pilotando Z1000’s e GS naquela época“, comenta Gardner. “Ela mudou muito o caráter da Commando. É uma coisa linda, uma reviravolta fabulosa na nossa plataforma 961.” Os 50 interessados em possuí-la terão que desembolsar £ 17.950 libras (R$ 89.390), com produção prevista para começar em dezembro.