A Norton Motorcycles, marca britânica centenária, efetuou o registro de suas primeiras nomenclaturas desde que foi adquirida pelo grupo indiano TVS Motors no começo do ano. Os nomes dão pistas do que pode vir pela frente.
Os nomes, “Norton Electra”, “Norton Fastback”, “Norton Navigator”, “Norton Nomad”, “Norton Ranger” e “Combat” (todos usados anteriormente pela fabricante nos anos 1960 e 1970) foram protocolados esta semana no Escritório de Propriedade Intelectual da Comunidade Europeia.
A Norton Navigator era uma bicilíndrica de 350cc produzida entre 1960 e 1965. A Electra uma versão desta com motor aumentado para 383cc em 1963 (ou seja, mais antiga que a Harley-Davidson Electra Glide de 1965).
Norton Fastback foi um nome aplicado a uma versão da conhecida Norton Commando 750, que recebeu um novo motor chamado Combat em 1972. Já o nome Ranger era uma versão da P11A fabricada em 1969. Nomad era uma derivada da Norton Dominator nos anos 1950.
Os nomes Nomad e Ranger foram usados recentemente como versões da Norton Atlas, uma Scrambler de 650cc anunciada pela primeira vez em 2018 e atualmente listada no site da empresa como “disponível” em 2021.
Em todas as aplicações os nomes foram preenchidos para uso em “veículos, aparelhos para locomoção terrestre, motocicletas, ciclomotores, scooters, scooters, peças e acessórios” sugerindo que a TVS pretende utilizá-los em veículos novos.
A Norton da era Stuart Garner, o CEO anterior acusado de fraudes fiscais no final do ano passado, foi marcada por modelos de estilo retrô, como a Commando 961, que não aparece mais listada na linha atual. Apenas quatro motocicletas estão disponíveis: Atlas Nomad, Atlas Ranger e as superbikes V4 RR e V4 SS.
O registro dos nomes sugere que uma nova linha de roadsters estilo Triumph Bonneville pode estar a caminho. A atual gestão da TVS Motors manteve as operações na fábrica de Donington em funcionamento e vem sendo elogiada pelos devedores que Garner deixou para trás.