A Norton Motorcycles anunciou hoje (17) sua aquisição pelo conglomerado indiano TVS Motors, um dos grupos industriais mais poderosos do planeta. A produção, no entanto, deve continuar sediada no Reino Unido.
A tradicional fabricante, com mais de 100 anos de existência, estava em processo de administração financeira pelo governo britânico desde janeiro, com acusações na justiça de aplicar fraudes financeiras há mais de cinco anos.
O objetivo principal, portanto, era pagar os investidores e seus negócios associados, principalmente o Metro Bank que, assim, recupera 4,04 milhões de libras devidos pela Norton. No total, a dívida soma £ 14.352.089, bem coberta pela venda de £ 16 milhões (R$ 104 milhões).
“Em circunstâncias desafiadoras, fomos capazes de garantir o futuro da marca Norton. Estamos muito satisfeitos que a venda à TVS Motor Company proteja empregos e forneça um resultado altamente benéfico para os credores“, disse o administrador conjunto Lee Causer.
Os ativos foram vendidos para uma subsidiária indireta da TVS Motor Company, bem como uma licença para ocupar as instalações de fabricação existentes pelos próximos seis meses. Em seu comunicado, os indianos disseram que a identidade da marca e os funcionários serão mantidos.
“A Norton continuará mantendo sua identidade distinta com planos de negócios específicos e dedicados“, garantiu o diretor administrativo da TVS, Sudarshan Venu. “A TVS Motors trabalhará em estreita colaboração com clientes e funcionários na construção do sucesso e destaque da marca Norton Motorcycles e esperamos crescer juntos globalmente nos próximos anos“.
A aquisição da Norton pela TVS Motor Company se baseará no seu envolvimento ja existente no Reino Unido, através de uma parceria com o “Warwick Manufacturing Group” (que faz parte da Universidade de Warwick), uma instituição de renome envolvida em ajudar indústrias em todo o mundo, fornecendo pesquisa, educação e transferência de conhecimento em engenharia, manufatura e tecnologia.
A TVS também parece disposta em continuar a linha de produção existente da Norton. Embora o motor da 986 Commando tenha sido vendido para uma marca chinesa, os planos são de produzir “a próxima série Atlas”, modelos inteiramente novos com motores bicilíndricos de 650cc que não chegaram a ser montados por falta de recursos.
O que é a TVS Motors?
Fundada em 1911 por Thrissur Vengaram Sundram Iyengar, um industrial indiano, a TVS Motors tem as letras de seu fundador, mas aparentemente a sigla também significa “Confiança”, “Valor” e “Serviço” dentro da empresa.
Hoje o conglomerado é um dos principais fornecedores de componentes automotivos da Índia, com mais de 90 empresas sob seu guarda-chuva, além de um valor comercial avaliado em US$ 8,5 bilhões de dólares.
A TVS Motors chamou atenção do motociclismo nos últimos anos graças à uma Joint-Venture com a BMW Motorrad, para desenvolver e produzir os modelos G310R e G310GS, os primeiros de pequeno deslocamento dos alemães em mais de 70 anos.