A Norton parece mesmo que vai voltar com tudo em 2021. Depois de quase desaparecer no começo do ano em um escândalo financeiro, a marca britânica centenária foi comprada pelos indianos da TVS Motors, que agora começam a aceitar as primeiras encomendas das scramblers, Atlas Nomad e Atlas Ranger.
O mesmo já havia sido feito na semana passada com a superbike V4RR, todas desenvolvidas na era Stuart Garner, o CEO anterior da Norton e figura principal por trás dos escândalos de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, profundamente investigados pelo governo britânico no começo do ano.
Como era de se esperar, as especificações técnicas das motos são praticamente as mesmas de 2018, ou seja, motor de dois cilindros em linha, que desenvolve 85 cavalos de potência, ao lado de 6,5 kgf.m de torque. A altura do assento é de amigáveis 824 mm, já que os modelos se propõem a serem mais acessíveis. “Este é uma Norton que você pode andar no inverno e usar todos os dias”, dizia Garner na época.
Depois de ressurgir pelas mãos de Garner em 2008, a Norton passou muito tempo oferecendo apenas versões da mesma motocicleta, a retrô 961 Commando. Nos últimos anos, eles pretendiam entrar em novos segmentos de mercado, como o das superbikes e o das scramblers, o que parece ter sido um passo maior do que a perna.
Uma das coisas que pode ter mudado é o preço. Antigamente, o preço pedido pela Nomad estava planejado em £ 9.995 (R$ 69.500), com a Ranger um pouco mais cara, em £ 11.995 (R$ 83.365). Os modelos, no entanto, nunca chegaram a uma produção regular.
Adquirida pela TVS Motors em abril, a Norton agora é chefiada pelo CEO John Russell, que já trabalhou na Land Rover e Harley-Davidson. É ele que tem a missão de se acertar com os credores e colocar a marca de volta aos trilhos. Ao que parece, eles estão conseguindo. Para efetuar reservas, entre aqui.