O ano começou bem para a Norton, que acaba de assinar um novo contrato de exportação para o Japão de 20 milhões de libras, ou quase R$ 100 milhões de reais.
O acordo foi assinado ontem (15), durante um encontro entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o chefe de vendas e Marketing da Norton, Kay Johnson.
O acordo de cinco anos com o distribuidor japonês PCI Limited prevê o envio de mais de 1000 motocicletas ao Japão, o que significará na expansão da força de trabalho no Reino Unido em 200 postos de trabalho para atender à nova demanda.
Sediada em Donington, no interior da Inglaterra, a Norton é uma das marcas de motocicletas mais antigas e tradicionais do mundo, mas chegou a ficar anos fechada, antes de ser retomada pelo empresário e motociclista Stuart Gardner em 2008.
Os últimos dez anos foram utilizados para restabelecer a estabilidade da Norton, mas no ano passado a marca anunciou planos ambiciosos de fabricação de duas superbikes (V4RR e V4SS) e de uma Scrambler média (Altas 650).
São esses os modelos que devem chegar ao Japão em breve, tornando o país do sol nascente no primeiro fora da Europa a receber essas verdadeiras preciosidades sobre rodas. Algum importador brasileiro se habilita em negociar com os britânicos?