A Norton apresentou essa semana, na Inglaterra, a Superlight SS, versão com supercharger da supersport de 650cc. Com 175 cv e chassi ultraleve, a motocicleta será produzida em uma tiragem limitada a apenas 50 unidades.
Baseada na Superlight 650 apresentada no ano passado, a Superlight SS se distingue de sua antecessora pela maciça utilização de fibra de carbono, material que está presente no quadro, na carenagem e no braço-oscilante.
Naturalmente a ideia por trás disso é fazer a motocicleta perder peso e deu muito certo. Com apenas 160 kg, a Superlight SS é 47% mais leve do que o modelo de produção normal, que possui os itens citados em alumínio.
“As dimensões e a sensação do quadro serão idênticas à versão em alumínio. Queremos criar a mesma sensação e feedback e não torná-la rígida demais“, disse o diretor de design da Norton, Simon Skinner.
O motor também é o mesmo bicilíndrico em linha da Superlight 650 convencional. Entretanto, foi adicionado um compressor Rotrex que literalmente deu um boost de performance: dos 106 cv originais, a motocicleta saltou para 175 cv a 12.500 rpm.
Para resistir sem problemas ao maior esforço, a caixa de câmbio original foi substituída pelo conjunto que equipa a V4 SS, de maior potência. “Essa moto é para mostrar o que podemos fazer tecnicamente. É uma obra de arte“, continuou Skinner.
Uma obra de arte que certamente custa como tal. A Norton Superlight SS será comercializada por incríveis £ 49.995 libras, o que se equivale hoje (21) a quase R$ 272 mi reais. As entregas devem começar em meados de 2020.
Paralelamente, a Norton convocou seus fãs nas últimas semanas a investirem na marca, que aparentemente atravessa dificuldades financeiras. “Depois de conversar com os grandes bancos, eles simplesmente não entenderam“, disse o CEO, Stuart Garner. “Estamos recorrendo ao nosso próprio pessoal. Reservamos 4-5% dos negócios para nos ajudar a levantar cerca de £ 1 milhão em capital“, revelou.
Apesar disso, Garner continua otimista. “Já temos 1,5 milhão de libras esterlinas e, com o investimento da comunidade, podemos avançar. Temos uma lista de encomendas completa e a resposta tem sido brilhante até agora. Estamos aqui há 10 anos e ainda estamos crescendo e construindo motos incríveis“, frisou.