A Norton mostrou hoje (29) imagens da V4SV, primeira motocicleta apresentada após a reestruturação da empresa no ano passado. Reprojetada com base na V4SS, eles afirmam que essa vai ser a superbike britânica mais luxuosa já criada.
A fabricante de Birmingham passou por maus bocados nos últimos dois anos. O CEO anterior, Stuart Garner foi preso e acusado de sonegação fiscal, entre outros crimes junto ao governo britânico. Endividada, a Norton foi posta à venda, sendo adquirida pelo conglomerado indiano TVS Motors, em abril de 2020.
Felizmente a nova gerência prometeu manter a marca de pé e dar prosseguimento aos planos de crescimento. O primeiro modelo dessa nova fase é a V4SV, baseada na superbike V4SS apresentada em 2016, que conta com um motor V4 de 1200cc com 72 graus de inclinação que atinge 200 cv.
O motor foi mantido na V4SV, porém sua potência final foi diminuída para 185 cv a 12.500 rpm, assim como o torque, que caiu de 13,2 kgf.m para 12,7 kgf.m, apesar de chegar 1.000 giros antes na faixa de rotação. Os motivos para isso não foram divulgados, mas provavelmente deve-se para enquadrar a moto ao Euro5.
O quadro de alumínio polido também é o mesmo, assim como os freios monobloco Brembo (com discos de 330 mm), a suspensão Öhlins. Na parte eletrônica, a V4SV está com um novo painel TFT de 6 polegadas e ainda vem com ignição sem chave e uma câmera na parte traseira.
Duas opções de cores estão disponíveis para a V4SV: carbono (mesmo material de toda a carroceria) ou o chamativo Prata Manx, com rodas BST vermelhas. Ainda não há informações sobre preço ou disponibilidade, o que eles prometem ser divulgado em breve.