A Norton apresentou hoje (14), no Reino Unido, as primeiras fotos oficiais da Atlas 650. Inteiramente nova, a motocicleta será oferecida em duas versões e promete ser o primeiro modelo realmente acessível da marca britânica.
Desde que ressurgiu das cinzas em 2008 pelas mãos do devotado empresário Stuart Gardner, a Norton se notabilizou em oferecer modelos clássicos e orgulhosamente feitos a mão em uma pequena fábrica no interior da Inglaterra.
Lideradas pela tradicionalíssima 961 Commando, as novas Norton fizeram a alegria de entusiastas do motociclismo, já que a marca é uma das mais antigas do mundo. Mas, o esmero construtivo e produção limitada significa que poucos podem pagar por isso.
Após dez anos, Gardner percebeu que precisava dar passos mais ousados. O primeiro foi a criação das espetaculares V4 RR e V4 SS, duas superbikes de 1200cc que não devem nada a uma Ducati Panigale V4. O próximo movimento seria criar algo acessível e para o dia a dia. É onde a Atlas 650 aparece.
O modelo conta com um motor de dois cilindros em linha que praticamente é o 1200cc das superbikes V4 cortado pela metade. A potência anunciada é de 85 cv, com um torque de 12,02 kgf.m, bastante impressionante para a cilindrada. São apenas 178 quilos a seco conferindo à Atlas uma excelente relação de peso/potência. São 24 kg a menos que a Triumph Street Scrambler, por exemplo.
O chassi é uma estrutura treliçada de aço, apoiado em suspensões com o famoso selo da própria marca, o “Norton Roadholder”. O garfo invertido dianteiro é uma unidade totalmente ajustável de 50 mm, enquanto o amortecedor traseiro é regulável apenas na pré-carga.
A eletrônica é básica, mas na medida para um apreciador de motos: ABS comutável e apenas dois modos de pilotagem. “On-Road e “Off-Road”, que também podem ser desligados. No painel, nada de telas em TFT. Dois mostradores analógicos, com um diminuto display em LCD ao centro.
Na ciclística, a Norton concebeu configurações diferentes que resultaram na criação de duas versões. A mais urbana “Nomad” utiliza para-lama baixo e pneus esportivos Avon Trailrider (110/80/18 e 180/55/17). A scrambler “Ranger” conta para-lama elevado e compostos Avon Trekrider (120/70/19 e 170/60/17). A altura do assento também é maior, 875mm, contra 824mm.
“Este é uma Norton para usar todos os dias“, diz Garner. “É uma moto que você pode andar no inverno e usar em todos os climas“. Os preços anunciados foram de £ 9.995 libras para a Nomad e £ 11.995 para a Ranger, mesma faixa da concorrência. As primeiras entregas acontecem apenas em maio de 2019, mas elas estarão expostas no Motorcycle Live, salão realizado em Birgmingham nesse final de semana.