A Norton anunciou essa semana seus planos para projetar e construir motocicletas elétricas no Reino Unido, co-financiadas por um esquema do governo. A fabricante firmou ainda uma parceria com seis empresas.
A principal delas é a Delta Cosworth, divisão de powertrains elétricos do famoso construtor de motores de F1, que vai ficar responsável por projetar a bateria, ao lado da Universidade de Warwick (que já está em conjunto com a Triumph) e assumirá a modelagem e o desenvolvimento de cadeia de ferramentas.
A equipe ainda inclui a HiSpeed Ltd, especializada em motores e inversores que levam energia da bateria para a roda traseira da moto; a Formaplex Technologies, empresa de fabricação de compósitos e fibra de carbono; M&I Materials que analisará a refrigeração; e a Indra Renewable Technologies, especialista em recargas em domicílios.
A Norton, que agora pertence ao conglomerado indiano TVS Motors desde abril do ano passado, está mirando alto, dizendo que quer “criar uma motocicleta elétrica que combine o DNA de design da Norton com desempenho de corrida, autonomia de passeio e manuseio leve”.
“Este investimento de financiamento significativo é um marco importante, pois marca o início de nossa jornada de eletrificação e cumprindo nosso plano de produtos de dez anos”, disse o atual CEO da Norton, Dr Robert Hentschel. “A Norton é um exemplo de luxo moderno e não tem medo de desafiar o status quo, inovando para o futuro da mobilidade, mantendo-se fiel à nossa herança britânica. Também traz em foco nosso desejo de apoiar o Reino Unido em sua missão para um futuro automotivo zero emissões.“
O projeto de 30 meses criará novos empregos de P&D e manufatura no Reino Unido mas, com baterias, motores, chassis, óleos de refrigeração e carregadores feitos localmente eles esperam colocar o Reino Unido no mapa no fornecimento de componentes para veículos elétricos. A Triumph também está trabalhando em seu modelo.