Aconteceram na noite de ontem (8) as primeiras corridas do North West 200, talvez a corrida de estrada mais importante da Irlanda do Norte e que serve de aquecimento para o Troféu Turista na Ilha de Man. Veja como foram as provas e os primeiros vencedores.
Na classe Superbike, a mais importante do dia, Peter Hickman, da Monster Energy 8TEN Racing BMW, largou na pole position ao lado do companheiro de equipe e coproprietário de equipe Davey Todd, com Dean Harrison, da Honda, completando a primeira fila.
Todd, fez a largada mais brilhante e liderou até região conhecida como York Corner. O circuito do North West 200 é conhecido como “Triângulo” pois é composto de grandes retas interrompidas apenas por chicanes e por herpins apertados como o York Corner.
Quando a primeira volta terminou, Todd mantinha a liderança, mas agora estava sendo perseguido pelo novo segundo colocado Harrison, 0s854 atrás. Michael Dunlop vinha em quarto, atrás de Hickman, com Ian Hutchinson em quinto e Jamie Coward completando os seis primeiros.
Durante a segunda volta, a liderança de Todd foi sendo diminuída por Harrison e quando a terceira volta começou, a diferença entre eles era de apenas 0,314 de segundo. Hickman, em terceiro vinha dois segundos atrás. Dunlop manteve a quarta posição, à frente de Jamie Coward.
Mas Hickman e o sempre determinado Dunlop não desistiram e, no final da terceira volta ambos estavam novamente próximos de Harrison e Todd para abrir uma quarta e última volta emocioanante. A vitória claramente seria decidida por um dos quatro.
Harrison bem que tentou, mas Todd não deu nenhuma chance e manteve a P1 até o final da corrida conquistando a sua primeira vitória na classe Superbike neste evento. Hickman segurou Dunlop pelo terceiro lugar enquanto Hutchinson superou Coward na corrida pelo quinto lugar.
Supersport
Logo depois das emoções da Superbike, veio a classe Supersport. A expectativa era de uma corrida realmente incrível e o público certamente não ficou decepcionado. Depois de quatro voltas emocionantes, tudo se resumiu à última volta.
Michael Dunlop, com uma Milwaukee Ducati, apoiada pela equipe Feel Racing, entrou na quarta volta em terceiro, aproximando-se gradualmente dos detentores do primeiro lugar e do segundo lugar da corrida, Richard Cooper e Davey Todd.
Mas ao chegarem na chicane Magherabuoy, Dunlop assumiu a liderança. O norte-irlandês continuou acelerando como se não houvesse amanhã: sua volta final de 4min32s1 é um novo recorde de volta da Supersport NW200. Esta também é a sua primeira vitória no evento desde 2016.
Richard Cooper ficou em segundo e Todd em terceiro. Dean Harrison, que juntou-se a Dunlop para superar o recorde anterior de tempo de volta da Supersport, finalizou em quarto, evidenciando o grande ritmo dessa corrida. Peter Hickman e Jamie Coward completaram os seis primeiros.
Superstock
Encerrando a noite, aconteceu a corrida da Superstock, para motos de 1000cc com o mínimo preparo. Davey Todd (Monster Energy 8TEN Racing BMW), com Ian Hutchinson (MLav Racing BMW), Dean Harrison (Honda Racing UK) e Michael Dunlop (MD Racing BMW) nas proximidades.
Mas Dunlop, logo acertou o ponto ideal novamente, diminuindo a liderança de Todd durante a segunda volta. Na terceira volta, o norte-irlandês já era o segundo colocado. A ultrapassagem decisiva aconteceu na University Corner, deixando Dunlop na liderança antes mesmo de abrir a quarta volta.
Dunlop, portanto, não teve dificuldades para vencer pela sétima vez no NW200. Dean Harrison assumiu o segundo lugar depois que Todd ficou para trás, o que possibilitou a Ian Hutchinson chegar ao pódio, visivelmente emocionando depois de todos os problemas físicos dos últimos anos.
Todd se reagrupou e terminou em quarto, à frente do companheiro de equipe Peter Hickman, que perdeu tempo na chicane Magherabuoy na primeira volta. Josh Brookes conquistou seu melhor resultado da noite concluindo em sexto. Mais corridas acontecem nesse sábado.