Glenn Irwin venceu hoje (11) a corrida da classe Superbike do North West 200. O piloto local chegou a dez vitórias na categoria e tornou-se no expoente de maior sucesso na tradicional corrida de estrada britânica.
As condições climáticas estavam perfeitas para a corrida mais importante da prova, com um dia claro de primavera e uma grande torcida presente. Mas na largada, foi Davey Todd (Milwaukee BMW) quem saltou para a liderança, enquanto Michael Dunlop (Hawk Racing Honda) vinha em terceiro.
Irwin (PBM Ducati), no entanto, recuperou a liderança antes do final da primeira volta, tendo Todd na sua cola. Dunlop era terceiro na estrada, mas recuou para oitavo na cronometragem, tendo recebido uma penalidade de dez segundos, após um acidente na Mather’s Chicane.
Todd retomou a liderança no começo da segunda volta, dessa vez conseguindo se sustentar nela por mais tempo. Bem mais atrás, Peter Hickman (PHR Performance BMW) vinha agora em terceiro lugar, seguido de perto por Dean Harrison, da Honda Racing.
Na terceira volta, os líderes do percurso triangular ampliaram a diferença para Hickman. Enquanto isso, Dunlop recuperava-se para o quarto lugar geral e acompanhava o ritmo de Todd e Irwin, que recuperou a liderança quando eles atingiram a quarta volta.
Menos de meio segundo separavam Irwin e Todd quando eles entraram na sexta e última volta. Na aproximação da Church Corner, o ímpeto estava com Todd, mas Irwin manteve-se firme e sustentou a liderança até a bandeirada de chegada, apenas 0s382 a frente.
Hickman teve problemas na última volta, o que permitiu a Dunlop recuperar o terceiro lugar e terminar pela quarta vez consecutiva nessa posição na NW200 desse ano. James Hillier ficou em quarto, Michael Rutter foi quinto e Erno Kostamo o sexto colocado.
Essa foi a décima vitória consecutiva de Irwin na classe Superbike no North West 200, tendo vencido a nona na última quinta-feira, igualando Michael Rutter e Michel Dunlop. O norte-irlandês agora é o piloto com mais vitórias na classe e não conteve as lágrimas quando chegou ao pódio.
“Isso significa muito. Trabalhei muito para isso e todos os anos, quando cheguei aqui, meu talento me levou a algumas vitórias“, disse Irwin. “Há outros igualmente bem e me senti confortável na corrida, sabia onde Davey era forte, fiquei de olho nele desde o início – mas ainda podemos ir para outro nível.”
North West 200 – Superbike Race 2 (10 primeiros)
- Glenn IRWIN, Ducati – 25:53.017, 124.854mph
- Davey TODD, BMW – 124.833mph
- Michael DUNLOP, Honda – 124.293mph
- James HILLIER, Honda – 121.667mph
- Michael RUTTER, BMW – 119.933mph
- Erno KOSTAMO, BMW – 120.418mph
- Craig NEVE, Honda – 119.854mph
- David JOHNSON, Kawasaki – 119.132mph
- Dom HERBERTSON, BMW – 119.340mph
- Michael EVANS, Suzuki – 116.852mp