Parece que não vai ser esse ano que a Suzuki vai apresentar uma nova GSX-R1000. No Japão,o modelo 2022 acaba de ser apresentado tendo como novidade apenas uma nova opção de cor.
Chamada oficialmente de “Matte Black Metallic No. 2/Glass Matte Mechanical Grey” a tonalidade é um pálido cinza fosco que, nas fotos, parece ter também um pouco de azul na mistura. Os grafismos são todos pretos e ficaram praticamente inalterados no modelo 2022.
As outras opções de cor da GSX-R1000 no mercado japonês são o azul tradicional, preto básico (com gráficos vermelhos) e azul edição limitada, que replica o livery utilizado pelas GSX-RR de MotoGP no ano passado. Vale lembrar que a Joan Mir foi campeão e a marca e continua a usufruir da publicidade resultante.
Mecanicamente, a GSX-R1000 permanece inalterada, com o vigoroso motor tetracilíndrico em linha que despeja 201 cv a 13.200 rpm e 11,9 kgf.m a 10.800 rotações. As suspensões são Showa e os discos de freio Nissin. Há dez níveis de controle de tração, além de controle de largada, quickshifter bidirecional e ABS sensível ao ângulo de inclinação.
Depois de apresentar a nova Hayabusa e um Burgman 400 completamente revisto no início do ano havia expectativas de que a GSX-R1000, inalterada desde 2016, fosse a próxima. O modelo 2022 ainda não foi homologado para o Euro5 na Europa mas, como os padrões do Japão são semelhantes, isso não deve ser um grande problema.