O sucesso da Kawasaki Z900RS motivou a criação da recente Z650RS e, de acordo com a imprensa japonesa, a fabricante de Akashi está pensando em ir ainda mais longe com a Z400RS.
A suposta motocicleta retrô está na capa da revista Young Machine, publicação que tem um ótimo histórico de antecipar algumas das informações privilegiadas mais interessantes do Japão. Embora eles tenham borrado o nome, fica evidente de qual modelo estamos falando.
É muito fácil adivinhar quais seriam as especificações, pois a motocicleta baseia-se na Z400 existente. O motor de dois cilindros em linha e 399 cm³ apresentado em 2018 desenvolve 45 cv a 10.000 rpm e 3,87 kgf.m a 8.000 giros. Nas suspensões, a Z400 apresenta garfos de 41 mm e disco de freio de 310 mm mordido por pinça Brembo.
Enquanto o conjunto mecânico permanece o mesmo, toda a carroceria moderna da lugar a um visual bem mais tradicional, com farol circular, tanque arredondado, banco de couro, guidão mais alto e uma profusão de cromados para lembrar as motocicletas da marca na década de 1970.
O segmento retrô, que começou com um mero exercício de imaginação na década passada transformou-se em um enorme filão a ser explorado, principalmente na Europa e na Ásia, os mercados mais interessados. As fabricantes adoram, porque aproveitam o marketing da própria história para criar modelos fáceis de se reproduzir.
Dito isso, faz todo o sentido a especulação de uma Z400RS. Entretanto, a Kawasaki provavelmente vai avaliar o desempenho da Z650RS antes de decidir ampliar ainda mais a linha. A nova motocicleta, então, não deve ser vista em carne e osso antes de 2023.