Conforme o combinado, a Honda revelou hoje (13), no Japão, todos os detalhes das novas CRF250L e CRF250 Rally. As motocicletas mantiveram a mesma potência e ganharam melhorias no motor e no quadro, que as deixaram mais leves.
O motor monocilíndrico DOHC de 249 cm³ com refrigeração líquida passou por uma mudança de sincronização da válvula, em parte graças a um novo eixo de comando no lado da admissão, o que resultou em mais torque em baixas rotações.
As relações de marcha também foram revisadas ficando mais curtas entre a primeira e a quinta e mais longa na sexta, o que, de acordo com a Honda, ajuda a aproveitar ao máximo a curva de potência onde e quando você mais precisa.
A Honda também redesenhou o filtro de ar, o escapamento e otimizou o tempo de ignição, para enquadrá-las às novas leis ambientais mais severas. Felizmente isso não afetou o desempenho, que continua em 24 cv e 2,34 kgf.m, porém com uma entrega mais linear.
Como já havia sido mencionado antes, o quadro e o braço oscilante foram revistos e ficaram mais leves, fazendo a CRF250L ter um peso total de 140 kg (144 kg no modelo 2020), enquanto que a CRF250 Rally fica em 152 kg (157 kg).
O motor também está montado mais alto, o que fez a distância ao solo crescer para 245 mm na CRF250L e 220 mm na CRF250 Rally. A altura do assento, no entanto, permanece a mesma, 830 mm. Na CRF250L, o banco ficou mais estreito para uma melhor agilidade. Na 250 Rally, é mais largo para torná-lo mais confortável em viagens longas.
Os japoneses ainda tem, como opcional, uma versão S para ambas as motos, que alonga o curso da suspensão dianteira em 10 mm (260 mm) e a traseira em 20 mm. Isso, naturalmente também aumenta a distância em relação ao solo para 285 mm na CRF 250L e até 275 mm na Rally.
Embora sejam essencialmente a mesma moto, 250L e Rally diferenciam-se na proposta. Mais endurista, a primeira conta com um tanquinho de apenas 7,8 litros. Mais aventureira, a segunda destina-se a ir mais longe, por isso teve a sua capacidade aumentada de 10,7 para 12 litros.
No final das contas, o que menos mudou foi mesmo o design, que está com um tom de vermelho mais brilhante na CRF250L inspirada na sua irmã maior, CRF450R. O painel retangular é maior, o que possibilitou gráficos mais nítidos para facilitar a leitura, além de receber um indicador de marcha. Ao lado, encontramos a chave para desligar o ABS da roda traseira. Farol e piscas são de LED em ambas.
A previsão de chegada das motocicletas às concessionárias japonesas é para a segunda quinzena de dezembro. A CRF250L vai custar ¥ 599.500 (R$ 29.975) e a CRF250 Rally ¥ 741.400 (R$ 37.000). O preço e a disponibilidade fora do Japão ainda não foram anunciados, mas temos certeza de que não demorará muito.