Na semana passada mostramos que a Honda havia lançado uma CB400X semelhante à nossa CB500X no Japão. O mesmo foi feito com a versão esportiva, a CBR400R.
Assim como na CB400X, o motor é um biciclíndrico em linha de 399 cm³, cuja potência gira em torno dos 46 cv a 9.000 rpm e 38 Nm de torque a 7.500 giros, mais adequados à motociclistas iniciantes e ao sistema de tributação elevado do Japão.
A carroceria parece agressiva e nos lembra o design CBR1000RR-R Fireblade nos faróis e nas linhas da carenagem. O tanque de combustível esculpido (de 17 litros), a traseira alta e a ponteira de escapamento de duas saídas aumentam a sensação esportiva da moto.
Outras características incluem semi-guidões baixos, painel digital completo, suspensão dianteira regulável, assim como os manetes. O câmbio tem seis marchas, tudo exatamente como já disponível na nossa CBR500R.
Lançada originalmente em 1983, a CBR400 (NC17) foi a primeira a ostentar a sigla que se tornaria famosa com o passar dos anos. O modelo tetracilíndrico de 1986 (NC23) inspiraria o design da nossa CBR450SR, que trazia a mecânica da velha CB400.
Com o objetivo de competir com rivais de cilindrada igual ou parecida, como Kawasaki Ninja 400, KTM RC390 e Yamaha YZF-R3, a Honda pode também estar querendo trazer um olhar mais amigável aos possíveis compradores da CBR400R.