A Honda apresentou hoje (10) uma linha PCX atualizada com novo novo design, quadro e motores para o mercado japonês. A versão de 150cc, por exemplo, passa a ter 160cc em 2021.
O motor monocilíndrico agora possui quatro válvulas (o anterior tinha duas) e um novo diâmetro e curso, de 60,0 mm x 55,5 mm. Enquanto isso, o antigo propulsor de 153 cm³ contava com 57,3 mm x 57,9 mm. A taxa de compressão também aumentou, de 10,6: 1 para 12,0: 1.
Com isso a marca japonesa afirma que conseguiu extrair 16 cv de potência a 8.500 rpm e 1,53 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm, enquanto que o motor anterior anterior reivindicava (no Japão) 15,2 cv a 8.500 rpm e 1,42 kgf.m a 6.500 giros.
Eles ainda aumentaram o tamanho da admissão e o diâmetro do corpo do acelerador para melhorar a eficiência, enquanto a estrutura interna do escapamento foi otimizada com um novo catalisador. Também foi adicionado um novo tensor de corrente de comando, alegando redução de atrito, ruído e vibração.
O quadro teve a sua estrutura simplificada, com a eliminação de alguns tubos laterais, o que não afetou a rigidez nem o peso de 700 gramas. Na roda dianteira, a Honda manteve o aro de 14 polegadas, mas substituiu o pneu dianteiro de 100/80 por outro de 110/70. Na traseira, o novo PCX usa uma roda menor, de 13 polegadas com pneu 130/70 em comparação com a do modelo anterior, 120/70.
O sistema de suspensão permanece semelhante, com garfos telescópicos convencionais e amortecedores duplos. Os modelos 2021 possuem discos de 220 mm na dianteira e na traseira, com ABS de canal único apenas na roda da frente. A Honda também equipou os modelos com um controle de tração que ajusta a saída de torque para suprimir a patinagem usando sensores de velocidade montados em ambas os eixos.
Visualmente, o novo PCX é uma evolução do design anterior, mantendo um perfil familiar, mas com alguns contornos mais nítidos nas tampas laterais da carroceria e no conjunto óptico frontal. A altura do assento permanece a mesma, 764,5 mm, enquanto as plataformas dos pés têm um formato novo, mais longo.
A área de armazenamento debaixo do assento agora contém 30 litros, em comparação com 27,3 litros do modelo anterior. Outros destaques incluem um novo suporte de borracha para guidão, novo display de LCD, uma área de armazenamento frontal com porta USB e uma chave inteligente do tipo presencial (Keyless).
O PCX 160 será oferecido no mercado japonês em quatro opções de cores: branco, vermelho, preto e cinza. Os preços partem de 407.000 ienes (R$ 20.350,00). Eles ainda contam com uma versão de 125cc e outra híbrida chamada de “PCXe”, ambas igualmente atualizadas.