No Japão, Honda e Hitachi vão unir esforços ao lado da Showa, Nissin e Keihin em uma nova empresa focada no mercado de suprimentos para motos e carros.
A nova empresa será chamada de “Hitachi Automotive Systems” e terá dois terços de propriedade da fabricante de eletrônicos, também conhecida no mercado europeu. As ações restantes ficarão com a marca da asa.
O plano consiste em duas partes: primeiro a Honda compra todas as ações em circulação das marcas das quais já é acionista majoritária e depois é transferida para a nova joint venture com a Hitachi.
Para os motociclistas, as marcas mais conhecidas da parceria são a fabricante de suspensões Showa, a marca de freios Nissin e a lendária Keihin, que produz principalmente carburadores e sistemas de injeção eletrônica. Juntas, eles geram um faturamento anual de 15 bilhões de euros.
Um verdadeiro conglomerado japonês, a Hitachi produz, além de eletroeletrônicos, caminhões, trens, elevadores e, portanto, peças automotivas há anos. Ao lado da Honda, eles já colaboram no desenvolvimento de acionamentos elétricos.