A Honda, que está correndo em casa no Grande Prêmio do Japão, tem um motivo extra para celebrar: a sua 50º temporada na categoria rainha do motociclismo.
O começo nas pistas de corrida aconteceu até antes disso, em 1959, na classe 125cc do Troféu Turista da Ilha de Man. A primeira vitória ocorreu dois anos depois, assim como o primeiro título. Eles, então passaram a planejar a entrada na categoria principal.
Na classe 500cc, a estreia foi em 1966, quando Mike Hailwood e Jim Redman alinharam a famosa RC181 no GP da Alemanha. Com um motor de quatro cilindros e quatro tempos refrigerado a ar, a motocicleta tinha fama de indomável, mas ganhou a prova com incríveis 26 segundos de vantagem.
Hailwood venceria cinco das nove etapas daquela temporada e por muito pouco não ficou com o título, este mais uma vez nas mãos do lendário Giacomo Agostini e de sua confiável MV Agusta. Mas, aquela temporada foi um divisor de águas para a Honda, que passou a competir em todas as classes de então, (50cc, 125cc, 250cc, 350cc e 500cc).
Ontem (13), antes de começarem os treinos oficiais, os pilotos oficiais da Honda na MotoGP, Marc Márquez e Dani Pedrosa desfilaram com a RC181 de Hailwood e Redman pelo pitlane do circuito de Motegi, palco do Grande Prêmio do Japão, nesse final de semana.
Circuito, que por sinal pertence justamente à Honda e foi construído pela empresa em 1997 para ser a sua pista de testes. Desde 1966, a marca japonesa já venceu nada menos do que 277 corridas e foi campeã do mundo 38 vezes.
E mais um título pode ser conquistado nesse final de semana. Se Márquez vencer a corrida e os pilotos da Yamaha foram mal (Valentino Rossi de 15º para trás e Jorge Lorenzo abaixo de quarto), o espanhol deixa o Japão como tricampeão de MotoGP.