A Honda está iniciando um Recall com a CBR1000RR-R no Japão. O problema acontece na mangueira de retorno do radiador de óleo, que não consegue absorver o calor do motor e pode queimar.
Conforme a fabricante de motocicletas relata em seu site japonês, a mangueira de retorno do radiador de óleo na moto com o código SC82 fica muito próxima aos coletores de exaustão do motor. O calor gerado pode derreter a linha e, no pior dos casos, levar a um vazamento de óleo.
O problema afeta 1.474 unidades produzidas entre 31 de março de 2020 e 22 de novembro de 2021. Além disso, a Honda disponibilizou o número do chassi de 1000009 a 1001485 para os proprietários consultarem. Todos serão notificados e encaminhados às concessionárias da marca.
Uma nova linha de retorno do radiador de óleo será instalada gratuitamente, assim como um protetor térmico adicional. Até o momento, o Recall foi publicado apenas no Japão, mas o problema provavelmente afetará motocicletas em todos os mercados, já que o modelo é praticamente o mesmo, tirando pequenas adaptações.
Esse não é o primeiro Recall envolvendo a CBR1000RR-R. Em junho do ano passado, a American Honda convocou de volta às concessionárias dos Estados Unidos 89 unidades da superbike para consertar os mecanismos do amortecedor traseiro montados de forma incorreta.