No diferenciado mercado japonês ainda é possível encontrar modelos como a Honda CB400 Super Four de quatro cilindros em linha, mas não por muito tempo. A fabricante já anunciou que elas estão saindo de linha, por isso fez uma edição final caprichada.
Assim como no ocidente, esses motores já não se enquadram com as últimas leis de emissões de poluentes e consumo, que no Japão são muito semelhantes ao Euro5. A exigência ambiental está descontinuando uma série de modelos, incluindo a belíssima retrô CB1100EX.
Introduzida pela primeira vez em 1975, a CB400F (de Four) era uma versão reduzida da icônica CB750F. Com seu motor tetracilíndrico de 408 cm³ refrigerado a ar, a média chamava atenção por si só, graças ao ronco esplendoroso e pelo inconfundível coletor de escapamento inclinado para o lado direito. Algumas desembarcaram no Brasil.
No Japão, a CB400 atual é alimentada por um motor de 399 cm³ com refrigeração líquida que produz 55 cv a 11.000 rpm e 4 kgf.m de torque a 9.500 rpm. O câmbio tem seis marchas. A suspensão, apesar de convencional, permite regulagem na pré-carga e a balança é de alumínio. As pinças de freio tem quatro pistões.
Completamente old school, a motocicleta vem com um painel analógico separado em dois mostradores redondos como nos velhos tempos. No meio, um display de LCD fornece as informações mais importantes. O aceno à modernidade fica por conta apenas da iluminação de LED e do ABS de série.
A CB400 será oferecida pela última vez em dois sabores, digo, modelos: CB400 Super Four e a CB400 Bol d’Or, em homenagem à corrida de 24 horas mais famosa do motociclismo. Por isso, a moto vem com uma semi carenagem como os competidores dos anos 70 e 80. Há ainda um pequeno espaço para levar pequenos objetos.
São três as opções de cores disponíveis: Candy Chromosphere Red, Atmosphere Blue Metallic (também conhecido como tricolor HRC) e Darkness Black Metallic. Os preços variam entre 917.400 ienes (cerca de R$ 33.600) e ¥ 1.084.600 (R$ 39.750). A quantidade feita também não é totalmente clara.