No lançamento da Honda CB350 H’ness em setembro, o comentário “haverá mais surpresas no futuro próximo” apareceu, sugerindo a chegada de derivadas o mais cedo possível. Uma delas pode ser essa aqui, uma versão Scramber, que já está sendo especulada no Japão.
Quem está apostando nisso é a conhecida revista Young Machine, que já acertou alguns furos consideráveis no passado, como a chegada da Kawasaki Ninja H2R em 2014 e a nova geração da Yamaha YZF-R3 em 2018. As ilustrações que você está vendo aqui foram encomendadas por eles.
Com sua natureza absolutamente convencional, a CB 350 H’ness é a plataforma perfeita para a criação de uma Scrambler sem nenhuma dificuldade. No desenho da Young Machine, a motocicleta recebe pneus com knobs, garfos mais altos com proteções de borracha, rodas raiadas, escapamento elevado, banco de couro, alguns cromados e voilà! Temos uma Scrambler japonesa com baixíssimo custo de produção.
Antes que você acuse a Honda de estar imitando a Ducati, a marca japonesa também tem a sua própria história Scrambler. Começou com a CL72 de 1966, que depois inspirou a CL400 nos anos 1990 e 2000. Como se vê, todas as soluções estão em casa e o que não falta é know-how.
Além da Scrambler, a Young Machine acredita que a próxima derivada na lista é uma Café Racer, que também tem exemplos em um passado recente. A série GB400TT/500TT surgiu em 1985 inspirada nas corridas do Troféu Turista na Ilha de Man e nas motocicletas britânicas dos anos 1960 como as Norton.
O lançamento da CB 350 H’ness foi uma das poucas boas novidades em um ano marcado pela incerteza da pandemia. Talvez a visão de uma motocicleta de aparência tão familiar e nostálgica tenha cativado o inconsciente das pessoas, especialmente dos indianos que correram para as concessionárias comprar uma. O modelo já é especulado no Japão e na Europa em 2021.