Lembra-se da Honda CB 1300F Super Four? A naked tradicionalista que deixou saudades por aqui continua firme e forte no Japão. Para o ano modelo 2021, há um novo escapamento, mais eletrônica e novos grafismos que são uma beleza.
Chassi de berço duplo, farol redondo, motor de quatro cilindros lisinho em baixa e feroz em alta. Assim era a CB 1300F Super Four, uma retrô antes do segmento virar moda e que chegou a ser oferecida no Brasil entre 2007 e 2009, substituída pela CB 1000R.
No Japão, país que tem suas próprias leis ambientais (e fiscais) a moto continua disponível em nada menos do que quatro versões: duas naked, uma básica e outra “SP”, com suspensões Öhlins e freios Brembo; e duas semi-carenadas, que recebem o nome de “Bol d’Or”, famosa corrida de 24 horas francesa.
Para 2021, elas ganharam um novo escapamento 4×1 que depende de um coletor maior para emitir menos gases poluentes e, portanto, reduz o comprimento final daquele que conhecíamos aqui. As primeiras fotos mostram um design muito mais agradável com uma ponteira de extremidade preta.
Para deixar seu comportamenteo ainda mais suave foi instalado um acelerador eletrônico (Ride-By9Wire), o que possibilitou a instalação de três modos de pilotagem e um controle de cruzeiro de série. Até então, a motocicleta rendia cerca de 115 cv a 7.500 rpm e 11,9 kgf.m de torque a 6.000 giros, o que pode ter mudado no novo modelo.
As opções de cores foram mantidas, mas ganharam novos grafismos que nos remetem diretamente à CB750F nas versões conhecidas como “Rothmans” e “Hollywood”. É, amigo…a linha atualizada será apresentada na íntegra no Japão em 21 de dezembro.