A Honda apresentou hoje (22) no Salão de Tóquio, no Japão, a CR Electric, protótipo de uma motocicleta de enduro elétrica. O modelo promete oferecer potência semelhante a uma 250cc.
Aparentemente, o modelo é muito semelhante a uma CRF convencional a combustão, contando com quadro de alumínio, suspensões Showa, e pneus Dunlop. Inclusive o design é o mesmo, nas cores tricolores da HRC.
O protótipo também já está em um estágio bastante maduro para entrar em produção em um futuro não muito distante. As informações técnicas reveladas, no entanto foram poucas, mas o pessoal da Honda disse que o motor elétrico foi feito com ajuda da Mugen.
A Mugen é uma empresa de preparação criada pelo filho do fundador da marca, Soichiro Honda e que, nos últimos anos tem investido na tecnologia elétrica. Tanto é que a superbike Mugen-Shinden compete todos os anos no Troféu Turista da Ilha de Man.
Detalhes como o tamanho da bateria, potência do motor e a massa do veículo (também conhecida como a paridade) não foram esclarecidas, com a marca japonesa limitando-se a dizer que o desempenho da CR Electric é equivalente ao de uma CRF250R.
Trata-se de uma revelação surpreendente da Honda, uma marca que até então não parecia tão interessada na tecnologia elétrica para o off-road. Se entrar em produção, a CR Electric vai enfrentar a concorrência da KTM e Husqvarna, que já oferecem modelos eletrificados.