Conforme o prometido, a Honda revelou hoje (4) no circuito de Suzuka onde acontece, nesse fim de semana, a famosa corrida de 8 horas, a CBR600RR que voltará a ser disponibilizada no mercado europeu em 2024.
O modelo é esteticamente idêntico ao apresentado no Japão em 2021, com equipamentos de última geração, como painel TFT e uma centralina eletrônica avançada, que disponibilizou controle de tração, modos de pilotagem, antiwheelie e controle de largada. A iluminação é de LEDs.
A maior mudança se concentra no sistema de escapamento que, embora permaneça com o seu formato característico (com a ponteira saindo debaixo da rabeta) precisou de coletores e de catalisadores específicos para se adequar ao Euro5. Veja as fotos abaixo.
O escapamento que estava no modelo convencional japonês sumiu, e a conexão central é completamente diferente. O silenciador traseiro, por outro lado, parece a mesma peça. No Japão, a moto rende 121 cv a 14.000 rpm. No modelo europeu ainda é um mistério.
Embora não seja um anúncio oficial, trata-se de um lançamento preliminar pois, de acordo com a revista Young Machine, a motocicleta está no estande da Honda na Grand Prix Square do circuito de Suzuka e uma etiqueta de advertência em japonês foi colada no tanque de combustível.
Introduzida originalmente em 2003, a CBR600RR fez um enorme sucesso, inclusive no Brasil. Descontinuada em 2016 na Europa e nos EUA, a motocicleta ainda é muito utilizada por pilotos profissionais (como Marc Márquez) e amadores, devido a sua grande agilidade.
Ainda segundo os japoneses, a nova CBR600RR será disponibilizada na Europa em apenas duas opções de cores, tricolor (vermelho, branco e azul) e preta, ambas com o logo da HRC. A supersport deve estar presente no Salão de Milão em novembro.