A Honda apresentou, durante as 8 Horas de Suzuka no Japão, a CB1000F SE, opção semi-carenada da CB1000F que, por sua vez, é uma versão retrô da CB1000 Hornet. A melhor notícia: elas serão vendidas no ocidente.
Desde que a Honda aprontou a CB1000 Hornet, há dois anos, já era esperado que uma versão retrô fosse disponibilizada, pelo menos no Japão, que tem os modelos CB1300 Super Four e CB1300 Super Four Bol D’Or, em breve descontinuados por não se enquadrar às mais recentes leis de emissões.
Em março de 2025, a Honda CB 1000 F Concept apareceu no Salão de Motos de Osaka, já praticamente pronta para produção, até nos mínimos detalhes. Agora, apareceu a CB 1000 F SE, que se diferencia apenas por uma carenagem de farol estilo Café Racer, como a Kawasaki Z900 SE Cafe.
A base técnica é a mesma da CB1000 Hornet, ou seja, motor de quatro cilindros em linha derivado da CBR1000RR de 2017 (SC59). No entanto, a potência máxima (150 cv) será reduzida para os modelos retrô; fontes japonesas esperam cerca de 120 cv.
O quadro de aço, com braço oscilante traseiro de alumínio, amortecedor central e garfo telescópico invertido, assim como as rodas e freios também vem diratamente da Hornet 1000. A carroceria, no entanto, é inspirada na CB900F Bol d’Or de 1978 (abaixo), inclusive nos grafismos.
O efeito visual ficou impressionante e só nos lembramos de que estamos em uma motocicleta do século XXI quando nos sentamos no cockpit e vemos o painel digital TFT de 5 polegadas e os comandos para operá-lo no punho esquerdo do guidão.
Apropriadamente, a zona vermelha no tacômetro digital da Honda CB 1000F SE inicia 1.500 rpm antes do que na Hornet, a 10.000 giros em vez de 11.500. Outros recursos marcantes incluem um quickshifter, proteção para o radiador e até manoplas aquecidas.
Embora as motos aparentem estarem prontas para invadir as concessionárias, a Honda reafirmou, durante a apresentação, que ambas ainda são conceitos. Mais um lançamento, provavelmente no Salão de Milão, vai revelá-las definitivamente em toda a sua glória.
O melhor de tudo é isso, não será uma especiaria exclusiva do mercado japonês. A Honda pretende disponibilizar amba na Europa e nos Estados Unidos em 2026. O que abre uma esperança para o Brasil, com tantos fãs da antiga CB 750F “Sete Galo”. Suspiros…











