A Harley-Davidson divulgou os resultados comerciais de 2021 até o fim do terceiro trimestre. Os números mostram recuperação de 9% sobre o pandêmico ano de 2020, mas estão 11% atrás de 2019, com um forte declínio na América Latina.
A marca norte-americana vendeu mais de 160 mil motocicletas globalmente nos primeiros nove meses de 2021, contra 147 mil em 2020, um aumento de 9%. Vale lembrar, no entanto, que no ano passado várias restrições severas foram impostas devido à Covid-19, principalmente no primeiro semestre.
Motos (unidades) | 3º Trimestre | 9 meses | ||||
2021 | 2020 | Variação | 2021 | 2020 | Variação | |
América do Norte | 33,9 | 33,2 | 2% | 114,8 | 92,0 | 25% |
EMEA | 9,4 | 11,2 | -16% | 24,6 | 29,9 | -18% |
Ásia-Pacífico | 6,5 | 7,6 | -15% | 18,3 | 20,3 | -10% |
América latina | 1.0 | 1,8 | -41% | 2,6 | 4,8 | -45% |
Total Mundial | 50,8 | 53,8 | -6% | 160,3 | 147,0 | 9% |
“A Harley-Davidson apresentou um terceiro trimestre sólido e vimos muitas de nossas iniciativas estratégicas Hardwire terem um bom desempenho, fornecendo pontos de prova iniciais encorajadores de nossa estratégia de cinco anos”, disse Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson.
Uma olhada mais detalhada, no entanto, revela um cenário muito menos auspicioso. Apesar de as vendas no mercado interno continuarem melhorando (25%) no resto do mundo foi só retração, especialmente na América Latina. Em 2020, foram 4.800 unidades vendidas. Nos 9 primeiros meses de 2021, foram apenas 2.600, retração de -45%.
2020, no entanto foi um ano atípico e as comparações com ele não são exatamente fieis. Quer dizer, é praticamente certo que todas as fabricantes anunciem números superiores. Uma comparação mais fidedigna deve ser feita com 2019, o último antes do coronavírus mudar nossas vidas. Veja no quadro abaixo.
Motos (Unidades) | 3º Trimestre | 9 meses | ||||
2021 | 2019 | Variação | 2021 | 2019 | Variação | |
América do Norte | 33,9 | 37,4 | -9,5% | 114,8 | 105,8 | 8,5% |
EMEA | 9,4 | 10,5 | -10% | 24,6 | 36,9 | -33% |
Ásia-Pacífico | 6,5 | 8,1 | -15% | 18,3 | 21,8 | -16% |
América latina | 1.0 | 2,6 | -62% | 2,6 | 7,3 | -64% |
Total Mundial | 50,8 | 58,5 | -13% | 160,3 | 179,5 | -11% |
Com exceção do mercado norte-americano, cujas vendas tiveram alta de 8,5%, o acumulado de vendas de 2021 não supera o de 2019, ano que também havia sido de retração para a Harley-Davidson. O mercado latino-americano é particularmente impressionante, um declínio de -64%!
É claro que ainda há muitos asteriscos que podem ser colocados nos números de 2021. As cadeias de fornecimento ainda não estão 100% operacionais em várias partes do mundo. Mas, como um todo, a indústria de motocicletas tem prosperado, principalmente nos segmentos mais acessíveis…. que a Harley não participa.
Números definitivos serão mostrados após o término de 2021, onde um cenário mais detalhado será revelado. O novo CEO e presidente da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, está corrigindo os problemas, ou naufrágio da maior marca norte-americana de motocicletas continua? O que você acha?