O tamanho avantajado da BMW R1200GS já se tornou parte de sua mística, mas não para a Touratech, empresa alemã de acessórios para viagens de moto. Eles transformaram a lendária Big Trail em uma possante trilheira, nesse trabalho extremamente bem feito.
Toda a carroceria original desapareceu dando lugar a um jogo completo de capas minimalistas, menos volumosas e mais leves, graças ao uso de fibra de carbono reforçado com plástico (CFRP). O farol original também foi substituído por outro menor, envolvido em uma moldura típica das motos trilheiras.
O chassi também não escapou ileso, com todos os ganchos e suportes necessários arrancados. As possíveis deficiências estruturais foram reforçadas com tubos adicionais adicionados à estrutura para protegê-la em caso de queda. Mesmo assim, o peso total ficou excelente: apenas 188 quilos. A original pesa 260 Kg.
O maior trabalho, no entanto, foi realizado na parte mecânica. Motor e a caixa de câmbio, na verdade, vêm da R1200R, enquanto que o eixo cardã permaneceu sendo o original da R1200GS, dois componentes que parecem compatíveis, mas não são. Os engenheiros tiveram que quebrar a cabeça para fazer as duas partes trabalharem em harmonia.
Isso resultou em uma potência de 125 cv, com uma sensação muito direta. Se você reparar bem nas fotos, a suspensão dianteira Telelever da R1200GS também foi substituída pelos garfos invertidos da R1200R, convencionais, mas de menor curso e peso, mais adequados ao Off-Road.
Para conter essa R1200GS tão diferente, o pessoal da Touratech achou que os dois discos de freio dianteiros também só acumulavam peso e deixaram apenas um, mais do que suficiente para a tocada fora do asfalto. A funcionalidade do ABS padrão foi mantida, é claro. Ficou tão bom que lançamos a pergunta: você acha que a BMW deveria fazer uma versão assim de série?
Via | Touratech