Markus Schramm, CEO da BMW e motociclista fanático afirma que a marca pode dar mais um passo adiante com a nova custom R18, que está para ser lançada. O objetivo não é apenas enfrentar a Harley-Davidson, mas criar uma identidade própria.
Em entrevista ao Motorcycle News, Schramm disse que não está preocupado com a ausência da BMW do segmento custom há mais de 15 anos, desde quando a antiga R1200C saiu de linha em 2004.
“Nós provamos no passado que podemos entrar em novos segmentos em que não estivemos antes“, disse Schramm ao MCN. “Pegue, como exemplo, a S1000RR em 2009. Não fazíamos parte do universo superbike e agora somos um dos líderes em vendas“.
Schramm complementa seu pensamento explicando que atualmente a história (herança) das marcas é um fator que conta muito mais do que quando a R1200C saiu de linha. O exemplo disso é o sucesso da R nine T, modelo retro lançado em 2013.
“Há dez anos, não fazíamos parte da cena custom, mas hoje em dia a mentalidade é muito diferente“, afirma Schramm. “Não apenas tecnicamente, mas também no design, que agora tem a perspectiva da herança. A forma do tanque e do quadro [da R18] vem diretamente de nossa história. A diferença entre a R nine T e a cruiser não é tão grande. É tudo sobre customização, pureza, simplicidade. É aí que somos fortes. Estamos ansiosos por isso.“
O objetivo, claro, é oferecer um produto que rivalize com a marca que mais simboliza o segmento, ou seja, a Harley-Davidson. Mas não é apenas isso, de acordo com Schramm: “Não vamos apenas atrás da Harley. Queremos apresentar a motocicleta como uma ilha analógica no mundo digital“.
A expectativa é de que a BMW apresente a nova R18 em algum momento do segundo semestre de 2020. Existe a possibilidade de que isso aconteça durante o Festival de Sturgis, o maior encontro de motocicletas custom dos Estados Unidos, em agosto.