A Honda apresentou ontem (14) na Tailândia, uma CBR150R totalmente atualizada para 2022. Inspirada na CBR1000RR-R Fireblade, a motocicleta busca atrair os jovens pilotos que sonham com as grandes.
Seu motor é o mesmo monocilíndrico de 149 cm³ com arrefecimento a líquido que impulsiona a CB 150 e produz 17 cv a 9.000 rpm e 1,47 kgf.m a 7.000 rotações. Completando o pacote esportivo, o câmbio tem seis marchas e a embreagem é do tipo deslizante, que diminui a travagem da roda traseira em reduções bruscas.
A parte ciclística também impressiona, com a CBR150R ostentando garfos invertidos Showa SFF-BF (os mesmos da Kawasaki Ninja ZX-25R) e disco de freio estilo pétala com ABS. A versão sem o sistema também está disponível. As rodas possuem medidas 11/80-17 na dianteira e 130/70-17 na traseira. Todo o conjunto pesa apenas 151 kg.
O design do conjunto frontal é bem curioso, com o que parece ser quatro faróis. Dois são convencionais e os outros dois luzes diurnas. Toda a iluminação é composta por lâmpadas de LED. O painel digital de LCD informa velocidade, rotações, horas, consumo médio e instantâneo, hodômetro e nível de combustível.
Para enfatizar a sua vocação esportiva, a Astra Honda, representante da marca na Indonésia, fez o lançamento no antigo circuito de Sentul, que já recebeu etapas do Mundial no passado. Estará disponível em quatro opções de cores, uma tricolor semelhante à Fireblade, e outra “MotoGP Edition”, nas cores da Repsol-Honda.
Países asiáticos como Indonésia gostam de verdade de motociclismo esportivo, tanto é que vai receber a próxima e última etapa do Mundial de Superbike, no circuito de Mandalika. Lá, a CBR150R será comercializada por 35.900.000 rúpias (R$ 13,8 mil) para enfrentar pesos pesados como Yamaha YZF-R15 e Suzuki GSX-R150