Valentino Rossi venceu hoje (19) o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP em Phillip Island. O italiano se aproveitou do acidente com o então líder Marc Márquez para vencer em sua corrida de número 250.
O dia estava frio, nublado e ventoso na região de Melbourne, onde está localizado o belíssimo circuito de Phillip Island. A fornecedora de pneus, Bridgestone, se decidiu pela escolha de pneus assimétricos com o lado direito mais duro, já que a maioria das curvas da pista são para a esquerda. Um fator que seria decisivo no resultado da corrida.
Márquez, que havia largado na pole position, disparou na ponta, seguido de Rossi, Jorge Lorenzo e Cal Crutchlow. Os quatro formaram o primeiro bloco e mais atrás, vinham, todos juntos, Aleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Pol Espargaró, Bradley Smith, Stefan Bradl e Dani Pedrosa e Andrea Iannone. O italiano, porém, se precipitou em ultrapassar Pedrosa e abalroou a traseira da Honda, forçando o abandono de ambos.
Enquanto Márquez abria na liderança, a única disputa interessante acontecia pela segunda posição entre Rossi e Lorenzo. A dupla da Yamaha travava um duelo como nos velhos tempos e os dois trocaram de posição várias vezes. Tudo começou mudar, no entanto, quando faltavam 10 voltas para o final.
Ao aproximar-se da freada para a curva 4, para a direita, Márquez perdeu a frente de sua Honda RC213V, sem dar qualquer chance de reação. O bicampeão ainda tentou voltar, como já fizera em Misano e Aragón. Entretanto, dessa vez, a moto estava muito avariada e o espanhol precisou abandonar sua primeira corrida no ano.
Com isso Rossi assumiu a ponta, seguido de Lorenzo. O espanhol, no entanto, já não conseguia acompanhar o ritmo do companheiro e passou a ser acossado por Cal Crutchlow. Atrás, deles, uma verdadeira reação em cadeia acontecia na curva 4: Bradl literalmente atropelou Aleix Espagaró, tirando ambos da corrida. Minutos depois, era a vez de seu irmão Pol cair sozinho no mesmo ponto.
Crutchlow conseguira superar Lorenzo e, com o segundo lugar, caminhava para mais um pódio em 2014. Mas, o inglês também foi mais uma vítima da curva 4, que o pegou na última volta da corrida. Com tantos abandonos, Smith herdou a terceira posição.
Rossi, então, chegou a sua segunda vitória em 2014, justamente na prova em que comemorava 250 largadas no mundial de Motovelocidade. Dovizioso ficou em quarto, Hector Barberá em quinto, [sua melhor posição de chegada] e Álvaro Bautista o sexto colocado. Na Moto2, a vitória ficou com Maverick Viñales, após uma intensa disputa com Thomas Luthi e Esteve ‘Tito’ Rabat, segundo e terceiros, respectivamente.
A Moto3, mais uma vez, viu a prova mais disputada do dia. A vitória ficou com Jack Miller, depois de uma eletrizante disputa com Alex Márquez, Alex Rins, Efren Vazquez e outras cinco motos, todas separadas por menos de três segundos. Com a vitória, Miller reacende a disputa pelo título, com Márquez. A próxima etapa acontece já na semana que vem, em Sepang, na Malásia.
Grande Prêmio de Phillip Island – Resultado Final:
01. Valentino Rossi (Yamaha) 40m46.405s
02. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 10.836s
03. Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) – 12.294s
04. Andrea Dovizioso (Ducati) – 14.893s
05. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 30.089s
06. Alvaro Bautista (Gresini Honda) – 30.154s
07. Scott Redding (Gresini Honda) – 30.158s
08. Hiroshi Aoyama (Aspar Honda) – 33.166s
09. Alex de Angelis (Forward Yamaha) – 33.577s
10. Nicky Hayden (Aspar Honda) – 34.144s
11. Yonny Hernandez (Pramac Ducati) – 39.468s
12. Danilo Petrucci (ART Aprilia) – 56.684s
13. Michael Laverty (PBM Aprilia) 1m12.813s
14. Mike Di Meglio (Avintia Kawasaki) – 1m28.050s
Não completaram:
15. Cal Crutchlow (Ducati)
16. Pol Espargaro (Tech 3 Yamaha)
17. Aleix Espargaro (Forward Yamaha)
18. Stefan Bradl (LCR Honda)
19. Marc Marquez (Honda)
20. Broc Parkes (PBM Aprilia)
21. Daniel Pedrosa (Honda)
22. Andrea Iannone (Pramac Ducati)
23. Karel Abraham (Cardion Honda)