Aleix Espargaró foi a surpresa de hoje (20), primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, em Phillip Island. O espanhol cravou o tempo mais veloz colocando a Aprilia pela primeira vez na ponta desde o seu retorno à categoria em 2015.
Espargaró estabeleceu 1min29s255 durante a segunda sessão (FP2), que viu uma melhora considerável nas condições climáticas e uma competitividade acima do esperado. O espanhol, por exemplo, foi apenas cinco milésimos mais veloz que Marc Márquez e 0s092 que Andrea Dovizioso, o terceiro colocado.
“Estou feliz! Parece ótimo, mas é apenas o primeiro dia“, comentou Espargaró. “Penso que para Aprilia é um momento histórico, este ano estamos fazendo coisas importantes e me sinto muito orgulhoso de me envolver com esse projeto, fazer história e é apenas o começo. Eu acho que estamos trabalhando muito bem e duro“.
Apesar do bom momento, Espargaró acha que ainda há espaço para melhoras: “Precisamos melhorar o ritmo um pouco e a estabilidade dianteira, já que a moto não está virando como eu quero”, acrescentou. “Vimos muitos acidentes porque a pista é complicada e acho que chove amanhã, o que será ainda pior. Será importante ter um bom sentimento com a moto para a corrida, porque será muito longa“.
No campeonato, Espargaró vem na 12º posição com 62 pontos, à frente de nomes como Andrea Iannone, que o substitui na Suzuki, onde competia até o ano passado. Seu companheiro de equipe, por exemplo, é apenas o 25º com míseros cinco pontos somados.