A Suzuki apresentou no Salão de Turim, na Itália, edições especiais da GSX-8R, a nova esportiva de dois cilindros da marca. A motocicleta ganhou pinturas em alusão aos campeões de MotoGP da marca.
A série, chamada oficialmente de Legend Edition, presta homenagem à Marco Lucchinelli, campeão em 1981, Franco Uncini, campeão em 1982, Kevin Schwantz, campeão em 1993 e Loris Capirossi, que não foi campeão, mas correu na primeira fase da marca na era MotoGP (2002-2011).
As motocicletas foram reveladas no Salão de Turim, evento dedicado à indústria automóvel que aconteceu entre 13 e 15 de setembro na capital piemontesa. Capirossi e o último diretor técnico da Suzuki, Livio Suppo, estiveram presentes para compartilhar suas memórias.
Introduzida no ano passado, a GSX-8R é a versão carenada mais esportiva da GSX-8S, também bastante recente. Ambas compartilham o mesmo motor, um dois cilindros em linha de 776 cm³, que rende 81,8 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque máximo a 6.800 rpm
Sendo uma iniciativa da Suzuki da Itália, país com enorme tradição motociclísticas, nas ruas e nas pistas, apenas cinco unidades serão disponibilizadas de cada pintura. Estranhamente ficaram de fora outros campeões, como Barry Sheene, Kenny Roberts Jr. e Joan Mir.
Mas todos eles já foram homenageados antes, em 2020 quando a série Legend Edition foi originalmente lançada com o modelo GSX-R1000R. Na ocasião foram sete designs diferentes, para todos os sete campeões da Suzuki na Classe Rainha do motociclismo mundial.