A Suzuki apresentou ontem (12) na Itália a primeira temporada da GSX-8R Cup, categoria criada para dar aos apaixonados por velocidade a chance de competir em uma pista de corridas de verdade a preços acessíveis.
A ideia de criar uma série monomarca da GSX-8R surgiu em maio do ano passado e a iniciativa fez tanto sucesso que as inscrições se esgotaram pouco antes da férias de fim de ano. Ao todo, 32 pilotos estarão no grid para a primeira corrida de 2025.
Apresentada no final de 2023, a GSX-8R é a versão carenada da GSX-8S, melhor orientada para viajar e pilotar esportivamente. Para essa categoria, as mudanças foram poucas para não exigir a presença de muito pessoal técnico no circuito e fazer com que as habilidades do piloto aflorem.
Portanto a motocicleta permanece basicamente original. Algumas intervenções são permitidas no escapamento, nas suspensões, nas pedaleiras e nos comandos do guidão, além de proteções extras para garantir o máximo de segurança.
A faixa etária dos pilotos vai dos 17 aos 54 anos. O vencedor de cada corrida levará para casa um troféu, um conjunto de pneus Pirelli e 700 euros. O campeão terá a oportunidade de participar da etapa de Daytona do MotoAmerica de 2026.
Há seis etapas programadas. A abertura será em Misano no dia 6 de abril, depois Magione em 4 de maio, Mugello, em 1ª de junho, Modena em 6 de julho e finalizando em Varano no dia 28 de setembro. As duas primeiras decorrerão no âmbito do Campeonato Italiano e as outras no CIV Júnior.