A Honda está seguindo os passos da KTM e anunciou hoje (10) que vai disponibilizar 50 unidades da CRF 450 RX Rally, uma edição limitada da motocicleta que foi campeã do Rali Dakar.
A montagem fica a cargo da Red Moto, divisão especializada em off-road na Itália, tendo como base a CRF 450 R, de enduro, mas com componentes precisamente definidos e configurados pela Honda Racing Corporation (HRC) do Japão.
A HRC fabrica o quadro de alumínio, assim como o braço oscilante. Os garfos invertidos de 49 mm da Showa são, assim como o amortecedor traseiro, totalmente ajustáveis, com peças especiais de titânio e um revestimento redutor de atrito.
O motor monocilíndrico tem potência máxima de 58 cv. Além de um novo radiador de água ampliado, um refrigerador de óleo foi instalado bem na dianteira da moto, próximo dos farois. A Akrapovic fornece o silenciador traseiro de titânio. A velocidade máxima é estimada em 160 km/h.
Com 310 milímetros de curso, a suspensão é super alta e a altura do assento tem quase um metro (990 milímetros). Coisa para para profissional. Também a bordo está um amortecedor de direção ajustável da Scott diretamente ligado no guidão de alumínio da Renthal.
As robustas rodas de alumínio da Excel tem o tamanho padrão da categoria: aro de 90/90-21 na dianteira e 140/80-18 na traseira, com discos de freio de 300 mm na frente e 240 mm atrás. A falta de um ABS não é um problema aqui, já que a moto não foi projetada para sair das trilhas.
Mas o grande diferencial são os dois tanques de combustível, o convencional de 22 litros na dianteira e um extra na traseira onde cabem mais 14 litros. Como se sabe, a falta de gasolina é um problema no deserto e a KTM 450 Rally também oferece esse diferencial.
Miraculosamente, a Honda afirma que a CRF 450 RX Rally supostamente pesa apenas 138 quilos quando totalmente abastecida. O que ainda inclui o protetor de carbono para o motor, tanques dianteiros e aparentemente até uma caixa de ferramentas.
Apenas 50 unidades da Honda CRF 450 RX Rally estão planejadas para 2025, via Red Moto na Itália, supostamente com homologação da UE e aprovação para as ruas. O preço também não permite: cerca de 38.000 euros, mais do que uma Ducati Panigale V4 S.






