A Honda apresentou hoje (10) em um salão de customizações na Itália, a CRF1000L África Twin Rally, versão enduro da Big Trail, originalmente concebida para longas viagens. Com suspensão reforçada e visual de corrida, a versão já tem cores e preços definidos.
Um conceito parecido já havia sido mostrado no Salão de Milão, em novembro do ano passado. A África Twin Rally, no entanto, foi desenvolvida em parceria com o piloto Paolo Ceci, que participa do “Africa Eco Race”, evento anual que substitui o Rali Dakar no norte do continente africano. O design, por sinal, é totalmente inspirado na CRF450Rally.
Já homologada para utilização em estradas, a África Twin Rally possui o mesmo motor de dois cilindros em linha, que rende 93 cv a 7.500 rpm, com um torque de 9,99 kgf.m à 6.000 rotações. O famoso câmbio de duas embreagens (DCT) foi mantido, mas também será disponibilizada uma versão sem o sistema. O escapamento é Termignoni.
As maiores alterações se concentraram na suspensão. Além de mais altas, os garfos e molas foram projetados especificamente para uso extremo em off-road e são completamente reguláveis. Reforços também foram aplicados nas mangueiras do radiador, que agora são de silicone, pedaleiras de aço inoxidável e em um generoso protetor de cárter, em fibra de carbono.
O painel é um display em LCD sustentado por uma torre de alumínio, também capaz de receber um GPS e demais instrumentos de navegação. O para-brisa é de plexiglass e o farol contém três lâmpadas de LED. Acompanha o modelo o sistema “UPMAP”, aplicativo que permite à seu smartphone entrar em contato com a centralina do motor baixando e configurando diferentes mapas.
De acordo com a imprensa italiana, a Honda CRF1000L África Twin Rally será oferecida em duas cores, o famoso “Tricolour HRC” e o “Rally Red” que você confere nas fotos. O preço também já está definido e não é barato: € 21.490 euros (R$ 72.174 sem impostos) para a versão standard e € 22.640 (R$ 76.036) para a versão com câmbio DCT.