Na semana passada, a Ducati apresentou duas novas releituras para a Scrambler no Motor Bike Expo, salão realizado em Verona, na Itália. Enquanto a “Essenza” possui um design Café Racer, a “R/T” resgata o estilo do modelo durante a década de 70.
Construída pela empresa South Garage de Milão, a Essenza manteve quadro e suspensão inalterados, mas ganhou uma interessante carenagem rebitada que flui através da carroceria. As rodas passaram a ser raiadas e o escapamento é outra obra de arte. Apesar do clima retrô, a iluminação é de LED.
A R/T, por outro lado, utiliza como base a Scrambler Sixty2 de 400cc e foi mais profundamente alterada. O tanque de combustível, por exemplo, foi feito nos moldes das Scrambler dos anos 70 e modelado para encaixar no quadro perfeitamente. O guidão poderia muito bem ter saído de uma antiga trail californiana. O assento é inteiramente novo.
Esse trabalho ficou a cargo da firma Avil Motociclette, sediada em Parma. “Queríamos prestar homenagem a essas gloriosa Ducati, dando-lhe um toque moderno, trazendo algumas das características de estilo dos anos setenta até os dias de hoje“, explicaram. As versões, embora extra-oficiais, fizeram sucesso em uma votação na revista espanhola Motociclismo.