A Triumph apresentou nessa terça-feira (10) a nova geração da Speed Triple, principal naked da marca britânica. A motocicleta foi extensamente revisada, ganhando novo motor e um pacote eletrônico mais sofisticado.
Os leitores do Notícias Motociclísticas já sabiam que a Triumph estava planejando uma nova geração para a Speed Triple. Desde o final do ano passado noticiamos vários flagras de um protótipo em testes, assim como aconteceu com outros modelos do catálogo atual da marca.
Falando pela primeira vez oficialmente, a Triumph disse que o motor de três cilindros e 1050 cm³ passou por 104 modificações em relação ao modelo vendido nas concessionárias, que garantiram maior potência e torque, ao mesmo tempo em que se melhorou o consumo de combustível.
Além de ser 20 milímetros mais estreito, a câmara de combustão do motor é inteiramente nova assim como o cabeçote, comando de válvulas, pistões e o corpo do acelerador, que agora é “ride-by-wire”. A embreagem deslizante também é nova, o radiador é menor e o escapamento foi revisado, possuindo uma fluxo de gases “70% otimizado” segundo a fábrica.
A ficha técnica da nova Speed Triple ainda não foi divulgada oficialmente, mas em uma recente pesquisa de mercado entre os proprietários havia uma sugestão de que a naked pudesse ultrapassar os 140 cv de potência.
Essa pesquisa também sugeria que a Speed Triple deveria vir com mais tecnologia. O desejo foi atendido, já que a moto conta agora com uma ECU muito mais sofisticada. Além do já citado acelerador “ride-by-wire”, a moto agora tem cinco modos de pilotagem (road, rain, sport, track) e outro customizável pelo proprietário.
O ABS é selecionável pelo piloto assim como os níveis de controle de tração, diretamente relacionados aos modos de pilotagem. As pinças de freio monobloco da Brembo agora estão disponíveis para toda a linha.
Apesar de tantas mudanças, o estilo geral permaneceu muito semelhante. As alterações de design incluem novos faróis, a adição de luzes diurnas, linhas mais elegantes e um assento totalmente novo, que segundo a Triumph é inspirado no Daytona 675R.
A versão “S” conta com para-lamas dianteiro em fibra de carbono e um spoiler embaixo do motor. A versão “R” é a topo de linha e recebe um conjunto completo de suspensão Öhlins, com bengalas invertidas NIX30 na dianteira e um mono amortecedor TTX36 na traseira, além de outros detalhes exclusivos.
As cores disponíveis para a Speed Triple S são vemelho (Diablo Red) e preto (Phantom Black), enquanto a versão “R” estará disponível nas cores branca (Crystal White) e cinza (Matt Grafite). Sua chegada ao Brasil é incerta, mas a Triumph não costuma demorar em trazer suas últimas novidades para cá, de modo que a naked deve aparecer em 2016.
Galeria de Fotos