A Triumph apresentou oficialmente hoje (28) na Inglaterra a linha 2016 da Bonneville e Thruxton. Os modelos retro da marca inglesa receberam motor com refrigeração líquida, melhor eletrônica e várias versões diferentes.
Preocupada com o avanço das concorrentes (principalmente após a chegada da BMW R Nine T e Ducati Scrambler), a Triumph trabalhou bastante nos últimos meses para renovar a Bonneville, a pioneira no crescente segmento retro, tão em evidência na atualidade.
A Bonneville agora virá em três versões, cada uma com um motor diferente. A moto de entrada se chama “Street Twin”, com um propulsor de dois cilindros paralelos e 900cc. A intermediária é a T120 de 1200cc (inspirada no modelo 1959) e a topo de linha é a Thruxton, também com 1200 cm³ com estilo mais ‘Café Racer’.
Todas as três possuem refrigeração líquida, algo inédito na linha Bonneville/Thruxton até agora. Elas também possuem chassis diferentes, sem compartilhar nenhum componente com a linha atual.
Há também versões especiais. Existe uma “T120 Black”, semelhante à standard, mas com diferentes detalhes de estilo; e uma Thruxton R, que se trata de uma edição mais esportiva do modelo, com pinças de freio monobloco Brembo, suspensões Öhlins e pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa. Se te parece familiar é porque trata-se da mesma moto que é pilotada por David Beckham no curta-metragem Outlaws, lançado mês passado.
A Triumph ainda não divulgou as especificações técnicas completas, apenas o torque. A Street Twin gera 59lbft a 3.200 rpm, 18% mais que o modelo atual. A T120 produz 77.4lbft de força a 3.100 rpm, 54% superior que a antecessora enquanto que a Thruxton produz 82.6lbft a 4.950rpm, uma melhoria de 62% ao modelo anterior.
Apesar de serem modelos retro, todas as motos receberam um belo pacote eletrônico, como acelerador ‘ride-by-wire’, ABS, embreagem deslizante (com um novo manete, mais fácil de ser puxado), controle de tração (que pode ser desligado), lanterna traseira em LED, tomada USB e chave de ignição com chip que imobiliza a moto à distância.
Todas elas possuem modos de pilotagem, com a Street Twin e T120 tendo duas opções, ‘Rain’ ou ‘Road’. A Thruxton possui três, acrescentando o modo ‘Sport’, prometendo uma “resposta do acelerador mais imediata”. É um recurso que a BMW R Nine T não tem, por exemplo.
Maiores opções de customização
A Triumph não ficou parada observando a dinâmica vista pela Ducati com sua Scrambler. Então, para a Bonneville a marca britânica tratou de rechear os opcionais, criando pacotes de customização, chamados por eles de “Inspiration Kits”, capazes de deixar cada motocicleta com a cara de seu proprietário.
As opções para a Street Twin são um ‘kit Scrambler’, com para-lamas e escapamento mais altos, componentes de alumínio escovado e assento marrom com nervuras; um kit ‘Brat Tracker, com pintura fosca, rodas de liga e escapamento custom e um kit ‘Urban’, com um pequeno para-brisas e alforges laterais de couro.
Na T120 e T120 Black, existe a opção do kit “Prestige”, com um escapamento diferente e um assento de couro costurado. A Thruxton e Thruxton R possuem o kit ‘Track Racer’, com uma carenagem para o cockpit, guidão rebaixado, cinta no assento; além do kit ‘Cafe Racer’, com assento único e rabeta diferenciada.
Exclusivamente para a Thruxton R existe um ‘Kit de competição’, que segundo a Triumph foi “especificamente projetado e desenvolvido para uso em corridas de circuito fechado”. Entretanto, maiores detalhes não foram revelados, assim como os preços. Quanto ao Brasil, a marca não costuma demorar a trazer suas últimas novidades para cá, então fique de olho.
Galeria de Fotos
Inspiration Kits