A Honda apresentou hoje (18) na Indonésia uma versão menor do X-ADV, com um motor de apenas 150cc. A proposta, no entanto, segue a mesma: ser um scooter eficiente tanto na cidade quanto em pequenas incursões off-road.
Rumores de que uma versão menor do X-ADV seria lançada existem desde o início do ano, já que o modelo original, que compartilha o mesmo motor bicilíndrico da NC750X não é o que podemos chamar de “acessível”. Seu preço no Brasil é de R$ 56 mil.
Apresentado no Salão de Automóveis de Gaikindo, o X-ADV 150 compartilha o mesmo design de sua irmã maior, com destaque para o conjunto óptico frontal. O assento também possui dois níveis bem distintos e os pés ficam protegidos em largos estribos. Até a ponteira de escapamento tem uma curvatura muito semelhante.
O X-ADV 150, contudo, é de um nível bem mais modesto. Na dianteira, o scooter possui garfos telescópicos convencionais e apenas um disco de freio. Na traseira, os amortecedores possuem reservatório a gás. As rodas são de 14 e 13 polegadas, com pneus borrachudos, o que deve garantir certa capacidade em trilhas leves.
O motor é o mesmo monocilíndrico de 149 cm³ de comando simples (SOHC) que equipa o PCX 150, capaz desenvolver 14.7 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 6.500 rotações. A potência é transmitida para a roda traseira através de um transmissão contínua V-matic. Naturalmente, esqueça o câmbio de dupla embreagem (DCT) do X-ADV original.
O painel, assim como quase todas as Honda atuais, é uma tela de cristal líquido LCD negativado, com o fundo preto e os mostradores claros (chamado por aqui de ‘Blackout’) e que reúne todas as informações necessárias. Os faróis são de LED e o peso total do scooter é de 130 quilos, dependendo da versão.
O Honda X-ADV 150 será disponibilizado primeiramente na Indonésia em duas versões: ABS ou CBS (sistema de freio combinado). Sua chegada a outros mercados asiáticos parece bastante provável. No ocidente, no entanto, uma versão com um deslocamento um pouco maior pode ser desenvolvida baseada no Honda Forza 300.