A equipe Honda de MotoGP apresentou hoje (3) em Jakarta, capital da Indonésia, a sua equipe para a temporada 2017. Com uma RC213V inteiramente revisada, Marc Márquez tentará defender o seu título mundial.
Ontem (2), Márquez e seu companheiro de equipe Dani Pedrosa visitaram a fábrica da Astra Honda, importadora oficial da marca japonesa na Indonésia, um dos mercados mais importantes do motociclismo na atualidade. A apresentação, contudo se deu no JIExpo Kemayoran na noite dessa sexta-feira.
A cerimônia, no entanto, foi bastante discreta e, ao contrário do que foi visto com as rivais Yamaha e Ducati, duas semanas atrás, não foi disponibilizada nenhuma transmissão por streaming para os fãs assistirem pela internet.
“Estou feliz por estar na Indonésia. Agora estamos em uma nova temporada e a situação é a mesma, vou tentar ser campeão com essa moto“, disse o atual campeão, Márquez. “Nós tentamos trabalhar duro na pré-temporada para que possamos, é claro, lutar novamente pelo título“, completou o espanhol que venceu seis corridas e o pentacampeonato mundial em 2016.
A motocicleta não mudou muito, pelo menos visualmente. Manteve-se o mesmo layout com o predomínio das cores laranja, branca e vermelha (provenientes da Repsol, parceira de longa data da HRC), com pequenos detalhes em azul, graças ao patrocínio da Red Bull. As mudanças foram maiores internamente.
Embora não tenham entrado em detalhes, eles explicaram que a nova RC213V possui um novo motor mais potente (chamado nos testes de Big Bang) e uma nova eletrônica, ambos extensivamente testados em Sepang, nos últimos dias. “Nós estamos tentando constantemente melhorar o desempenho do motor para atingir a meta de sermos campeões novamente“, disse o Team Principal, Livio Suppo.
“O alvo é obviamente lutar pelo campeonato e, se pudermos estar na frente e em bom ritmo em cada etapa“, disse Pedrosa, que venceu apenas uma corrida em 2016 e ficou de fora de outras, devido à lesões. “Espero que eu possa ficar livre de lesões dessa vez, que é importante e, assim, ser rápido em todas as ocasiões“, completou.
A Honda aproveitou a ocasião para lançar uma série de atividades ligadas à Indonésia, como uma nova CBR250RR nas cores da Repsol, que será pilotada por jovens talentos no campeonato júnior local. Também foram lançados os modelos CRF1000L África Twin e CRF250 Rally no país.
“A Repsol Honda Team voltou a Indonésia para compartilhar sua paixão com os fãs de MotoGP Indonésios” disse Johannes Loman, CEO da Astra Motor no lançamento. “Somos cidadãos da Indonésia e continuaremos a dar apoio a Marc Márquez e Dani Pedrosa“. Vários fãs acompanharam o evento do lado de fora.