No Brasil, a Suzuki tem uma participação até tímida, mas na Ásia, o jogo muda de figura. Na Índia, a marca de Hamamatsu acaba de atingir a impressionante marca de 7 milhões de motos produzidas.
Ultimamente você deve estar ouvindo muito falar da Índia no motociclismo e não poderia ser diferente. É um dos maiores mercados de motocicletas do mundo, com o volume anual de vendas de veículos de duas rodas superando o de toda a Europa e dos Estados Unidos… juntos!
Para colocar isso em perspectiva, somente em 2022, mais de 16 milhões de motocicletas saíram das concessionárias indianas. Nos EUA, esse número é de pouco mais de 500.000 e na Europa, 1,5 milhão. No Brasil tivemos, no ano passado, 1,4 milhão de unidades produzidas e 1,3 milhão vendidas.
Em um país tão densamente povoado e sensível ao preço como a Índia, as motocicletas simplesmente fazem sentido. Dito isto, as fabricantes têm instalações de produção impressionantes e produzem um volume vertiginoso de veículos de duas rodas diariamente.
A Suzuki Motorcycle India iniciou suas operações na Índia em 2006, após uma joint venture com a TVS Motors em 2001. Desde então, eles reforçaram significativamente suas operações no país, onde atualmente motos como a V-Strom 250 e Gixxer 250 são fabricados e exportados.
A Suzuki Índia também produz vários scooters, como o Access, Avenis e Burgman Street, todos igualmente exportados para outros mercados asiáticos vizinhos. Em 2022, 938.000 veículos de duas rodas foram comercializados, aumento de 24,3% em relação ao ano anterior.
“Estamos muito satisfeitos em atingir o marco de produção de 7 milhões. Este é um testemunho de nosso compromisso com a Índia e desejamos alcançar muitos desses marcos no futuro“, disse Kenichi Umeda, diretor administrativo da Suzuki Motorcycle India. “Agradecemos aos nossos valiosos clientes, parceiros de negócios, associados e todos os meus colegas por este feito notável.“