A Honda lançou para o mercado indiano nessa semana uma nova motocicleta, chamada CB 160R Hornet. Com visual moderno, a street aproveita o famoso nome da naked de quatro cilindros que marcou época, principalmente no Brasil.
Apesar do nome Hornet, as duas motos – obviamente – tem pouco em comum. Pelo contrário, a CB 160R na verdade tem um design que lembra suas irmãs maiores atuais, como CB500F e CB650F, principalmente nos protuberantes vincos ao lado do tanque de combustível.
O motor está alinhado com a nova tendência da Honda, de oferecer 10cc à mais que a concorrência em seus monocilíndricos urbanos. Sua concepção é moderna, possuindo o chamado “Honda Eco Technology” (HET), que segundo a marca reduz o atrito entre as peças móveis do motor, melhorando desempenho e economia. Também conta com balancins internos que reduzem as vibrações.
Esse motor, com 162,7 cm³ é capaz de render 14,5 cv de potência a 8.000 rpm. O torque é de 1,50 kgf.m à 5.000 rotações por minuto. O câmbio convencional tem cinco marchas. Outros diferenciais são a bateria, livre de manutenção e um filtro de ar de papel viscoso que requer a substituição somente após 18.000 km.
Inteiramente desenvolvida na Índia, a CB 160R Hornet chega como uma opção de mobilidade urbana, mas com toque esportivo. As rodas, por exemplo, são de liga leve na cor preta. Os freios são a disco na frente e atrás com C-ABS (combinado). As lanternas dispensam lâmpadas e usam LED. O painel é inteiramente digital.
A CB 160R Hornet será oferecida com cinco cores diferentes: laranja (Neo Orange Metallic), branca (Pearl Amazing White), vermelha (Sports Red), azul (Pearl Siren Blue) e preta (Pearl Nightstar Black). No competitivo mercado indiano, suas principais rivais serão a Suzuki Gixxer, Yamaha FZ-FI e Kawasaki Z125, recém-apresentada. O preço é de 79,900 rúpias indianas (por volta dos R$ 4.500, sem impostos).
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